Revista Encontro

CONTEÚDO PATROCINADO

Bioquímica - 6 fatos do curso à profissão

Para auxiliar na decisão sobre ingressar ou não na área, conheça alguns fatos importantes

Blog Tudo Viagem
- Foto: Pixabay
Se você está em dúvida sobre qual setor escolher, saiba que os profissionais desta área devem possuir algumas características principais para se darem bem na hora de trabalhar. São elas: se interessar por física, biologia, química e matemática, estar disposto a resolver problemas, ser persistente e gostar de estudar, querer sempre aprender mais e se atualizar dentro da área de atuação.

Esse profissional deve ter em mente que a bioquímica, assim como as demais ciências, está em constante evolução, por isso, é muito importante estar se atualizando sobre as inovações e tecnologias que estão surgindo.

Curso de graduação

Durante a graduação, os profissionais que optam por um curso de bioquímica têm matérias nas áreas de ciências químicas, exatas e tecnológicas. Alguns dos conteúdos estudados serão bioquímica clínica e toxicológica, biologia molecular, genética, bioprocessos, físico-química, processos fermentativos, química orgânica, matemática e fitoquímica.

O curso possui 4 anos de extensão, em média, e ainda é pouco oferecido nas instituições brasileiras. O profissional é formado com o conhecimento de todos os processos químicos dos organismos vivos e costuma trabalhar junto com a indústria de alimentos.

Áreas de atuação

O bioquímico pode atuar em setores variados, como:

  • Inovação, desenvolvimento, pesquisa e produção bioquímica em indústrias e empresas

  • Controle de qualidade e análises de laboratório

  • Marketing de produtos de laboratório e/ou bioquímicos

  • Comércio

  • Gestão de inovações e patentes, gestão de projetos e laboratórios, garantia de qualidade e assuntos regulatórios

  • Ensino em centros de pesquisa, universidades e pesquisa científica

Mercado e ambientes de trabalho

Os locais de trabalho que esse profissional atua são as linhas de produção industrial de alimentos, salas de aula e universidades, laboratórios de pesquisa científica e de análises, indústrias e escritórios de empresas.

As principais áreas de atuação desse mercado são em laboratórios de análises químicas e bioquímicas, gestão de projetos e inovações, pesquisa científica, produção bioindustrial e controle de qualidade. Dentro disso, estão diversos nichos, como indústria farmacêutica, alimentação, biocombustível, papel e celulose, entre outros.

Quais as funções de um bioquímico?

O bioquímico é, na tradução literal, o químico da vida. É o responsável por conhecer e manipular os processos químicos de organismos vivos para produção de alimentos, como as leveduras de cerveja, por exemplo, e de novas tecnologias. Ele pode atuar para os setores de farmácia, veterinária, química, cosméticos e muito mais.

As diferenças dos cursos de bioquímica e farmácia

Basicamente, o farmacêutico é um profissional que atua nas áreas da saúde e de medicamentos, já o bioquímico trabalha com os processos da química dos organismos. Porém, as duas áreas se encontram e trabalham juntas nos ramos de alimentos e até mesmo análises clínicas.

Enquanto a função do bioquímico é proporcionar um viés mais aprofundado sobre os assuntos de bioquímica, química e biotecnologia.
Já o farmacêutico traz um olhar mais voltado para a saúde pública.

O que acontece é que no ano de 2002, a grade curricular do curso de farmácia teve seu formato modificado, voltado para o medicamento e a saúde, o que forma o farmacêutico generalista, que acaba abrindo um espaço que é ocupado pelo bacharel em bioquímica, por isso, surgem muitas dúvidas entre os dois cursos.

A Bioquímica e a Biotecnologia

Neste caso, a bioquímica é a química na interface com a biologia, já a biotecnologia é a biologia na interface com a tecnologia. Essa diferença fica mais clara na grade curricular de ambos os cursos, enquanto a bioquímica é voltada para química e exatas, enquanto a biotecnologia tem um enfoque em biologia aprofundada. Por isso, a bioquímica tem um escopo de trabalho mais tradicional e que engloba mais áreas de atuação. 
.