Para sair de uma situação complexa, relacionada a negativação de CPF, baixa no score de crédito e organização das finanças é necessário analisar cuidadosamente os gastos atuais e passados, puxando o extrato bancário das últimas movimentações para avaliar e entender o quanto dos seus ganhos estão sendo destinados para pagamento de contas, sobrevivência e investimentos.
Com essas informações em mãos, entender o quanto deve, para quem deve e há quanto tempo deve é a principal tarefa. Dependendo do valor, do tempo e do credor, esta dívida pode apresentar maiores ou menores taxas de juros. Em casos semelhantes a esses, optar por um empréstimo pode ser uma forma viável de pagar as dívidas em atraso e manter os pagamentos mensais da parcela em um valor único, que cabe no seu orçamento.
Cinco fatores a considerar na hora de pedir um empréstimo
A taxa de juros é baixa?
Qual a taxa de juros do empréstimo que você está buscando? Pesquisar e entender a taxa de juros é muito importante para garantir que o empréstimo seja realmente uma saída para sua vida financeira. O empréstimo consignado, por exemplo, tem a taxa de juros mais baixa do mercado financeiro, fixado em 1,8% ao mês. Se você é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público, esta modalidade é uma saída para organizar as finanças e quitar dívidas.As dívidas podem ser pagas com abatimento?
Se você avaliou e somou o total das dívidas e, ao entrar em contato com o credor, foi garantido que os juros seriam abatidos em caso de pagamento à vista, o empréstimo é uma boa saída. Negociar o valor é muito importante para sair de dívidas antigas, portanto, tenha uma contraproposta, peça desconto e abatimento do valor e, só então, faça um empréstimo.As parcelas cabem no seu bolso?
Somente faça um empréstimo se as parcelas cabem no seu bolso sem comprometer as finanças e os demais compromissos. Por um período, certamente, será preciso cortar gastos desnecessários e economizar em contas mensais, como água e luz, mas mantenha o foco e pague sempre as parcelas do crédito em dia.Sua vida financeira ficará organizada?
Se o seu objetivo é, de fato, organizar a vida financeira e, ao avaliar todas as demais condições aqui citadas, entender que o empréstimo é realmente uma saída que não comprometerá suas finanças, mas possibilitará a organização orçamentária, peça crédito. Contudo, fuja da tentação de solicitar empréstimo para comprar bens e contrair mais dívidas.Será possível evitar dívidas maiores?
Seu objetivo é evitar dívidas maiores, com altas taxas de juros, como cartão de crédito e cheque especial? O empréstimo pode ser uma alternativa interessante, desde que se enquadre nos termos de juros baixos e organização orçamentária. Pedir empréstimo demanda planejamento, portanto, analise corretamente todas as condições antes de comprometer-se com uma instituição financeira. Diante do impacto da pandemia entre as famílias brasileiras, o BMG atendeu às novas condições definidas pelo governo para o crédito consignado: o prazo para o pagamento do consignado sobe de 72 para 84 parcelas, e a taxa de juros cai para 1,80%, sendo essas condições válidas para novos contratos ou refinanciamentos. Já para o cartão de crédito consignado BMG Card, para clientes e novos clientes, a taxa foi reduzida para 2,70%.