Revista Encontro

Crescimento

Google celebra 20 anos no Brasil com expansão em BH

A expansão será oficializada na próxima segunda-feira (25), com a abertura de um novo andar no Boulevard Corporate Tower

Daniela Costa

"Nem todo mundo sabe, mas foi em Belo Horizonte que tudo o que temos hoje no Brasil começou", disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil - Foto: Google/Divulgação

A capital mineira voltou a ser protagonista no cenário global da inovação tecnológica. Nesta quarta-feira (20), durante o evento que marcou as duas décadas da presença do Google no Brasil, a cidade sediou os anúncios da gigante de tecnologia, que incluem a inauguração de novas áreas em seu escritório local e o lançamento de ferramentas inéditas desenvolvidas por engenheiros brasileiros.

.

 

A expansão será oficializada na próxima segunda-feira (25), com a abertura de um novo andar no Boulevard Corporate Tower, no bairro Santa Efigênia. O espaço foi projetado para refletir a identidade belo-horizontina, trazendo referências à arquitetura modernista, aos ladrilhos da Pampulha, aos parques da cidade e até à atmosfera do Mercado Novo. O escritório também contará com sala de música, jogos e espaço maker, incentivando a criatividade e o bem-estar dos times.“Nem todo mundo sabe, mas foi em Belo Horizonte que tudo o que temos hoje no Brasil começou”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

.

 

A história do Google no Brasil nasceu em BH, em 2005, com a compra da startup mineira Akwan Information Technologies, fundada por professores e alunos da UFMG. Reconhecida pelo desenvolvimento de buscadores, a Akwan deu origem ao primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google na América Latina, inaugurado em 2006. Desde então, a capital mineira se consolidou como referência mundial em engenharia de software e segurança digital, com projetos que impactam bilhões de pessoas.

.

 

Além de se destacar no desenvolvimento de algoritmos para a Busca, o time também conduz projetos relevantes, como o Family Link, aplicativo que auxilia famílias a cultivarem hábitos digitais saudáveis no cotidiano e facilita a supervisão do uso dos aparelhos por crianças. As soluções de segurança também incluem ferramentas de combate a ataques de phishing e spam. A equipe também foi responsável pelo Orkut, durante os anos em que a rede social esteve ativa no Brasil.

.

 

Durante o evento, foram anunciadas novidades criadas em Belo Horizonte. Entre elas, a integração do Pix ao Google Lens e ao Circule para Pesquisar, permitindo que usuários realizem pagamentos apenas apontando a câmera para um QR Code ou circulando dados como CPF e e-mail diretamente na tela. A transação é concluída de forma rápida e segura pela Carteira do Google. Assim, os usuários não precisam mais alternar entre o app bancário e a câmera nem lidar com logins complicados.

.

 

Para Bruno Pôssas, vice-presidente global de Engenharia para Busca e líder do centro de Belo Horizonte, os anúncios reforçam a relevância de Belo Horizonte no ecossistema global da empresa. “Produtos desenvolvidos aqui chegam a bilhões de usuários em todo o mundo. Estamos muito felizes em expandir nossa operação e celebrar o impacto dos profissionais brasileiros no cenário da inovação”, afirmou.

 

Além da expansão em Minas, o Google anunciou a criação de um segundo centro de engenharia no Brasil, previsto para 2026, em São Paulo, dentro do programa de inovação aberta do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Com duas décadas de história no país, a multinacional reafirma em Belo Horizonte o papel fundamental do Brasil como polo de talentos tecnológicos e mostra que a capital mineira segue sendo um dos principais pontos de conexão entre criatividade local e impacto global.

 

.