Entre os nomes confirmados estão o economista Ricardo Amorim, o empresário Rubens Menin, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, o ministro do Tribunal de Contas da União e ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, o executive chairman da Localiza, Eugênio Mattar, a CEO da Anglo American, Ana Sanches, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.
. O painel de abertura, na manhã desta terça, será moderado por Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e reunirá Eugênio Mattar, Henrique Salvador (Rede Mater Dei) e Rubens Menin (MRV, Inter, Log, CNN Brasil, Rádio Itatiaia, Urba, Resia e Coned). Eles vão discutir tendências e desafios da infraestrutura em Minas Gerais, incluindo concessões rodoviárias, mobilidade urbana e impactos dos R$ 100 bilhões previstos em investimentos no estado.
. À tarde, a programação segue com palestras magnas de Antonio Anastasia, do presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio de Barcelos, e de Guilherme Sampaio, diretor-geral da ANTT.
. Na quarta-feira (13), o segundo dia do congresso terá um painel com o presidente da Copasa, Fernando Passalio; o diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares; o superintendente da Sudecap, Leonardo Gomes; e o superintendente regional do Dnit-MG, Antônio Gabriel Santos. A mediação será do presidente do Sicepot-MG, Bruno Baetya Ligório. À tarde, o público acompanha palestras magnas do secretário estadual de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza, e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa de Costa.
. O encerramento, na quinta-feira (14), terá palestra de Hugo Tadeu, da Fundação Dom Cabral, sobre inovação, tecnologia e competitividade. Outro destaque será a fala de Ismael Corrêa, consultor de desenvolvimento de máquinas de pavimentação da Sotreq. A programação se encerra com a palestra magna de Ricardo Amorim, apontado pela Forbes como o economista mais influente do Brasil e vencedor do prêmio iBest de Economia e Negócios.
. As inscrições para o congresso seguem abertas e podem ser feitas no site oficial, onde também estão disponíveis a programação completa e informações sobre modalidades de participação.
. Organizada pela Cubo Eventos, com apoio da FIEMG e do Sicepot-MG, a InfraBusiness Expo terá uma área de exposição com mais de 100 empresas, entre elas Komatsu, Volvo, Scania, JCB, Banco Inter, Itaipu, XCMG e ArcelorMittal. A feira ocupará cerca de 30 mil metros quadrados, sendo 16,5 mil m² cobertos, com apresentação de máquinas, tecnologias e soluções para construção pesada, logística, energia e concessões.
. O idealizador do evento e vice-presidente da FIEMG, Emir Cadar Filho, destaca o papel estratégico da feira. “A InfraBusiness nasce como uma feira feita por quem vive o setor. O objetivo é gerar negócios reais, atrair investimentos e criar conexões que acelerem a infraestrutura no país”, afirma. “Minas Gerais é essencial para a construção pesada. Estamos oferecendo uma plataforma inédita de inovação, networking e geração de negócios em um momento decisivo para o futuro da infraestrutura brasileira”, completa Cadar Filho.
A expectativa é que a InfraBusiness Expo 2025 receba mais de 30 mil visitantes e movimente cerca de R$ 1 bilhão em negócios durante os três dias.