Hoje, com a participação da segunda geração, a Tropeira celebra 35 anos de história e anuncia planos para os próximos anos, que incluem a ampliação da fábrica, novos produtos e certificação internacional. A mais recente etapa dessa trajetória começou neste mês, com um investimento de R$ 13 milhões em expansão fabril, aquisição de equipamentos e modernização de processos. Segundo o presidente da empresa, Ricardo Salera, a mudança vai ampliar a capacidade produtiva e aumentar a competitividade. “Em 2025, já realizamos a compra de novos equipamentos, incluindo estufas, balanças de múltiplos cabeçotes, microondas para descongelamento, novo compressor para o sistema de refrigeração, só para citar alguns, além da implementação de melhorias no nosso centro de distribuição”, detalha.
. Outro ponto de destaque é a atualização do sistema de gestão logística (WMS), que automatiza o armazenamento, recebimento e expedição de produtos. O investimento busca fortalecer a distribuição, área considerada estratégica para a expansão. “Nosso modelo vai além da entrega, pois atuamos também na venda, exposição, precificação, merchandising e relacionamento com o ponto de venda. Por conta disso, contamos hoje com parceiros como Forno de Minas, New Frut e, mais recentemente, fechamos parceria com a Econopack. Essa operação multimarcas nos permite otimizar os custos de distribuição, aumentar a frequência de visitas aos clientes e, consequentemente, fortalecer o relacionamento com o varejo”, explica Salera.
. Atualmente, a Tropeira está presente em 227 municípios mineiros, além de São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. A meta é ampliar essa presença para novas cidades dentro e fora de Minas Gerais. Para sustentar esse crescimento, a empresa, que já possui o Selo de Inspeção Federal (SIF), se prepara para conquistar a certificação internacional IFS Food v.8 (International Featured Standards). “Entre outros ganhos, a detenção do certificado IFS Food v.8 permitirá que a empresa apresente um único certificado reconhecido pela Global Food Safety Initiative, a Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI), eliminando a necessidade de múltiplas auditorias”, afirma o presidente.
. O consumidor também deve sentir os efeitos das mudanças nas gôndolas. Nos últimos meses, a Tropeira lançou novos cortes e versões de produtos, como pernil desfiado, coxinha de frango defumada, linguiça da linha Fogo & Grelha e três novidades na linha de hambúrgueres, que ganhou gramaturas diferentes nos sabores picanha (50g e 150g) e frango (50g). Além disso, a empresa prepara o lançamento de produtos específicos para air fryer. “Estamos desenvolvendo uma linha própria para as fritadeiras sem óleo, que se tornaram grandes aliadas na cozinha por sua versatilidade, facilitando a vida do consumidor final”, revela Salera. Novos marinados e outras opções também estão em estudo para atender às demandas do mercado.
. O segmento de food service, que atende restaurantes, pizzarias e hamburguerias, continua como um dos pontos fortes da empresa. “Seguimos atentos às novas oportunidades de mercado, garantindo diferenciais que vão desde a qualidade dos nossos produtos até a agilidade do nosso sistema logístico com entrega D+1, ou seja, o cliente recebe sua remessa até um dia útil após a data da compra. Esse é um ponto muito importante no setor de alimentação, que requer previsibilidade com o estoque”, destaca Salera.
As medidas anunciadas devem impactar os resultados já no próximo ano. A meta para 2026 é crescer 20%. “Esses números serão um reflexo do conjunto de ações que estamos tomando e que, em um prazo maior, vão nos permitir alçar voos ainda mais altos”, encerra o presidente da Tropeira.