Revista Encontro

Cinema alemão

Mostra Werner Herzog no Sesc Palladium

Da redação com assessorias
Que gosta de cinema autoral poderá curtir gratuitamente 22 filmes do cineasta alemão Werner Herzog.
Associado ao movimento Novo Cinema Alemão, ele é conhecido, sobretudo, por seus filmes de ficção que trazem histórias e personagens grandiosos, e por documentários que imprimem muito fortemente a perspectiva subjetiva do diretor.

Entre os filmes exibidos, destaque para o auto-retrato, em que se mesclam relatos, fragmentos de filmes e cenas documentais dirigidas pelo cineasta.

Programação:

Aguirre, a ira de Deus - 1972
Data: 13/6
Horário: 20h
Data: 21/6
Horário: 20h
Sinopse: A fome de poder e riqueza, ou a pura loucura foram supostamente as razões que levaram os espanhóis a conquistar a América do Sul. A despeito de todos os seus adversários, Aguirre proclama sua visão do Eldorado e de si próprio como seu poderoso e glorioso soberano. No entanto, seus últimos e fiéis seguidores sucumbem pouco a pouco à fome, às doenças e às flechas indígenas. Perdido em uma balsa infestada de ratos, Aguirre ainda sonha fundar com sua filha uma nova dinastia.

Fitzcarraldo - 1981
Data: 14/6
Horário: 18h
Data: 22/6
Horário: 18h
Sinopse: O obstinado irlandês Fitzcarraldo (Klaus Kinski) tem um sonho: construir uma casa de ópera em plena selva amazônica. Mas, para chegar a uma área onde poderá explorar borracha e obter o dinheiro necessário, ele terá que transportar um navio morro acima.


Fata morgana - 1970
Data: 12/6
Horário: 18h
Data: 15/6
Horário: 20h
Sinopse: Uma viagem poética pela África, poética e surreal, como um sonho, fragmentária, por ser destituída de qualquer história, ainda assim amparada em uma coerência interna. Herzog confronta os mitos da criação com imagens da destruição.

O pequeno dieter precisa voar (Little Dieter needs to fly) - 1997
Data: 12/6
Horário: 20h
Data: 20/6
Horário: 18h
Sinopse: Com 18 anos de idade, Dieter Dengler tinha deixado a sua cidade natal na Floresta Negra. Ele fora aos EUA para ser piloto. Após desvios pela Air Force, chegou à Marinha americana, ficou estacionado como piloto de caça em um porta-aviões, foi convocado para o Vietnã, abatido sobre o Laos e feito prisioneiro. Após uma fuga aventuresca, chegou à Tailândia, e de volta à sua unidade. Werner Herzog observa o homem em sua casa perto de San Francisco, vai com ele visitar a velha pátria na Floresta Negra e acompanha-o ao extremo Oriente, onde pede que Dieter Dengler re-encene as estações de sua fuga. Um adendo póstumo relata o enterro de Dieter Dengler no cemitério dos soldados de Arlington em 2001.

Sinos do Abismo (Glocken aus der tiefe) - 1993
Data: 15/6
Horário: 18h
Data: 23/6
Horário: 17h
Sinopse: Werner Herzog observa na Sibéria curandeiros que se autodenominam redentores e se fazem passar por sucessores de Cristo, e pessoas que, no distante lago Svetloyar, realizam rituais estranhos e difíceis de explicar.

Roda do Tempo (Rad der zeit) - 2002/03
Data: 16/6
Horário: 18h
Data: 20/6
Horário: 20h
Sinopse: Werner Herzog observa festas e rituais budistas em três locais: no lugarejo de Bodh Gaya, no monte tibetano Kailash e na cidade austríaca de Graz. O tema central do filme: a festa da iniciação de Kalachakra.

O país do silêncio e da escuridão - 1971
Data: 13/6
Horário: 18h
Data: 19/6
Horário: 20h
Sinopse: Aparentemente este é um documentário sobre surdos-cegos: alguns encontraram refúgio num asilo; outros estão abandonados sem esperança alguma. Num plano mais profundo, o espectador descobre um ensaio fílmico e sensorial sobre a comunicação, que também constitui o momento do devir humano.

Ecos de um Império Sombrio (Echos aus einem düsteren Reich) - 1990
Data: 19/6
Horário: 18h
Data: 23/6
Horário: 18h
Sinopse: Uma busca por pistas de Jean-Bédel Bokassa (1921–1996), o ditatorial presidente e posterior imperador da África Central. O ponto de partida é a investigação do jornalista norte-americano Michael Goldsmith, que no passado por pouco escapara da morte em uma prisão de Bokassa.

Gesualdo – morte para cinco vozes (Gesualdo - Tod für fünf Stimmen) - 1995
Data: 16/6
Horário: 20h
Data: 22/6
Horário: 21h
Sinopse: Investigações, conjecturas e fantasias em torno de Carlo Gesualdo di Venosa, príncipe e compositor, que nasceu em Nápoles (ou cercanias) por volta de 1560 e morreu no castelo de Gesualdo, na província de Avellino, em 1963. Do ponto de vista atual, os madrigais de Gesualdo estavam séculos à frente de seu tempo. Concorreu também para sua notoriedade um delito: em 1950 ele assassinou por ciúme sua esposa, Maria d’Avalos e o amante dela.
Mais tarde viveu recluso em seu castelo; nessa época, teria composto suas obras mais importantes, sempre confrontado com depressões; consta que se deixava açoitar por criados; de vez em quando acreditava estar sendo perseguido por demônios.

Werner Herzog – Retrato de um Diretor (Werner Herzog - Filmemacher) - 1986
Data: 16/6
Horário: 16h
Data: 23/6
Horário: 20h
Sinopse: Um breve autorretrato de Werner Herzog, em que se mesclam relatos, fragmentos de filmes e pequenas cenas documentais, entre as quais uma visita do diretor à lendária historiadora do cinema, Lotte Eisner, em Paris.

Lições da escuridão (Lektionen in Finsternis) - 1992
Data: 21/6
Horário: 18h
Data: 22/6
Horário: 17h
Sinopse: Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuait. Herzog e seu cinegrafista tentam registrar o inconcebível, o apocalipse, através de suas imagens.

Pastores do sol  (Hirten der Sonne) - 1989
Data: 20/6
Horário: 16h
Sinopse: Tendo como ponto de partida uma festa, que se realiza anualmente, Herzog retrata a tribo nômade dos wodaabe, no sul do Saara. Em momento algum, ele suprime o desconhecido e o irritante em suas observações, enfatizando, assim a identidade inconfundível da antiga tribo do povo dos fulbes.

Balada de um pequeno soldado (Ballade vom kleinen Soldaten) - 1984
Data: 15/6
Horário: 17h
Sinopse: Fevereiro de 1984: Em um pedaço de terra distante e de difícil acesso na costa do Atlântico, os índios miskitos lutam contra o exército sandinista. Werner Herzog e o jornalista fotográfico Denis Reichle observam principalmente os soldados-criança nas fileiras dos miskitos.

How much wood would a woodchuck chuck? - 1976
Data: 21/6
Horário: 17h
Sinopse: Observações sobre o Campeonato Mundial dos Leiloeiros de Gado, realizado em 1975, em Fort Collins, no Colorado. Herzog observa a ladainha dos leiloeiros, que o leigo mal entende. Para o diretor, a linguagem deles, cujo som lembra o de um berimbau, tem “algo de assustador e fascinante” e poderia "ser a última poesia lírica imaginável"

A pregação de huie  (Huie’s Predigt) - 1980
Data: 13/6
Horário: 17h
Sinopse: Bem no centro do Brooklyn, em uma área decadente, o bispo Huie L. Roger prega no “Greater Bible Way Temple“, e encanta os fiéis com sua paixão. Werner Herzog fascina os fieis com sua impetuosidade. Werner Herzog observa o que ocorre de forma bem tranquila e concentrada, abstendo-se de comentar.

Fé e moeda (Glaube an die Währung) - 1980
Data: 16/6
Horário: 17h
Sinopse: Há anos, quase que diariamente, o pregador televisivo, dr. Gene Scott se põe diante da câmera pronunciando suas ideias acerca do cristianismo; elas têm como objetivo angariar doações em dinheiro.

O grande êxtase do entalhador Steiner (Die grosse Ekstase des Bildschnitzers Steiner - 1973/74
Data: 14/6
Horário: 21h
Sinopse: Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner.
No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em março de 1974.

La  soufrière - 1976
Data: 12/6
Horário: 17h
Sinopse: Verão de 1976: há uma ameaça de uma erupção devastadora do vulcão "La Soufrière" na ilha de Guadalupe, Antilhas Francesas. A ilha é evacuada. Werner Herzog e sua equipe de filmagem ficam para filmar a catástrofe – e aguardam a erupção em vão.

Sessão de curtas-metragens
Data: 14/6
Horário: 17h
Data: 19/6
Horário: 17h
Data: 23/6
Horário: 16h
Classificação: 14 anos

Onde: Cine Sesc Palladium
Endereço: av. Augusto de Lima 420, Centro, Belo Horizonte
Data: 12 a 23/6
Entrada gratuita (retirar senha 1h antes)
Informações: (31) 3279-1500.