Revista Encontro

Curiosidade

Que tal ouvir They Don't Care About Us, de Michael Jackson, sem música ou vocal?

Canal do YouTube está fazendo sucesso ao retirar a melodia e a voz dos cantores e deixar os clipes praticamente 'crus'

João Paulo Martins
Sia, Lady Gaga, Katy Perry, Michael Jackson e Pharrell Williams são cantores de sucesso, como todos já sabem, e possuem clipes com milhões de visualizações no YouTube.
Agora, você já parou para imaginar como seriam alguns desses vídeos caso fosse retirada a música e também o vocal? Será que Lady Gaga dubla? E o Rei do Pop, faz os sons característicos quando realiza seus passos de dança?

Confira abaixo o clipe da música They Don't Care About Us, filmado no Brasil, em 1995, sem música e sem o vocal do Michael Jackson:



Esse nova forma de assistir a um clipe foi idealizada pela dupla holandesa Erik van der Ven, produtor de mídia, e Eline Vera de Reus, designer de som e música. Após trabalharem juntos num projeto em Xangai, na China, eles decidiram continuar a parceria e fundaram a empresa House of Halo, que é uma mistura de gravadora e produtora de conteúdo. Apesar de trabalharem no mercado musical "offline", foi justamente o canal que abriram no YouTube, em 2014, que chamou a atenção do público e tornou a empresa conhecida.

Com mais de 14,6 milhões de visualizações de vídeos, o canal House of Halo desconstrói uma música conhecida, ou seja, retira instrumentos, melodia e vocal do cantor, para deixar apenas os sons ambientes da gravação original. Desta forma, o público consegue perceber como realmente funciona a filmagem, podendo, inclusive, saber se o artista realmente canta; ou se apenas dubla; se faz sons estranhos numa coreografia; entre outras curiosidades.

Pharrell Willians, por exemplo, surpreende por cantar muito bem mesmo sabendo que o áudio seria escondido pela edição do clipe.

Assista ao hit Happy, do cantor americano, que é um dos "queridinhos" do momento, sem a música:



Os vídeos da House of Halo estão fazendo tanto sucesso que já possuem uma hashtag no YouTube: #withoutmusic. Isso facilita o trabalho dos internautasm na hora de procurar por um clipe "sem música".

Confira mais uma produção curiosa da dupla holandesa. Desta vez, é a canção Dark Horse, uma superprodução da Katy Perry:

.