Revista Encontro

Música

Hey Jude está celebrando 50 anos

Famosa composição dos Beatles ia se chamar 'Hey Jules', sabia?

João Paulo Martins
"Nah nah nah nah nah nah, nah nah nah, hey Jude".
Impossível não cantar junto com o famoso refrão da música Hey Jude, lançada pela banda britânica Beatles há 50 anos. Mas, o que nem todos os fãs sabem é que a composição de Paul McCartney, originalmente, deveria se chamar "Hey Jules", em referência a Julian Lennon, filho de John Lennon e Cynthia Powell, que haviam acabado de se separar.

A canção, que viria a se tornar um "hino" entoado em todo o mundo, foi composta em junho de 1968, quando Paul McCartney visitou Cynthia e Julian Lennon, após John ter deixado a artista plástica britânica para viver com a pintora japonesa Yoko Ono. Sir Paul já explicou, em diversas entrevistas, que pensou na letra da música durante a viagem de carro após essa visita.

No estúdio, o nome da célebre canção foi alterado de "Jules" para "Jude", apenas por uma questão de sonoridade, de acordo com o ex-Beatles, que, hoje, está com 76 anos. "Soava melhor assim", explicou mais tarde Paul McCartney.%u200B O single foi lançado no dia 26 de agosto de 1968.

Apesar de ser considerada "longa", com seus sete minutos e onze segundos (um minuto a menos que Stairway to Heaven, do Led Zeppelin), a música logo figurou entre as 10 mais tocadas dos Estados Unidos. Hey Jude Foi a música dos Beatles que por mais vezes liderou o "top 10" nos EUA: foram nove semanas no total.

Depois do sucesso alcançado pela composição, alguns anos mais tarde, após o fim dos Beatles, John Lennon chegou a dizer que "Hey Jude é a melhor música do Paul".

Relembre o "sucesso cinquentenário" de Sir Paul:

.