Revista Encontro

MÚSICA ERUDITA

Filarmônica de Minas Gerais homenageia Beethoven em 2020

Orquestra iniciou campanha de assinaturas para a próxima temporada

Rafael Campos
Em 2020, para celebrar os 250 anos de Beethoven (1770 - 1827), a Filarmônica irá executar obras do compositor distribuídas nas séries Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série - Foto: Rafael Motta/Divulgação
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais anuncia nesta quinta-feira, dia 17/10, a partir das 20h30, na Sala Minas Gerais, sua temporada de concertos para o próximo ano. Os 250 anos de nascimento do célebre compositor alemão Ludwig van Beethoven vão marcar as apresentações. Além disso, o palco de concertos da orquestra, também em 2020, vai completar cinco anos de história.

Não por acaso, o maestro Fábio Mechetti escolheu abrir a temporada nos dias 13 e 14 de fevereiro com a sinfonia nº 2 em dó menor, "Ressurreição". A obra de Gustav Mahler (1860-1911), nascido na Boêmia, atual República Tcheca, inaugurou a Sala Minas Gerais, em 2015.

Na noite desta quinta-feira (17), a nova temporada será apresentada ao público durante concerto da orquestra com a pianista convidada Joyce Yang. No programa estão obras de Dutilleux, Prokofiev e Ravel.

A partir dessa mesma data, a Filarmônica dá início também a sua campanha de assinaturas para a próxima temporada. Quem assinar, terá vantagens que vão de descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de manter o mesmo lugar nos concertos adquiridos. Os assinantes recebem os bilhetes para as apresentações em casa. Atualmente, a orquestra possui mais de 3,3 mil assinaturas.

Em 2020, para celebrar os 250 anos de Beethoven (1770 - 1827), a Filarmônica irá executar obras do compositor distribuídas nas séries Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série.
A composição mais famosa do alemão, a Nona Sinfonia, será apresentada em concerto especial, fora da programação de assinaturas. A data será ainda definida. "Certamente, um ano especial, quando a presença contínua de Beethoven nos guiará em seguir a excelência e gênio que o caracterizam, sem dúvida um modelo para todos nós", afirma Fabio Mechetti, maestro da Filarmônica desde o surgimento da orquestra, em 2008.

Entre os músicos convidados para o próximo ano está Arnaldo Cohen, que vai apresentar o ciclo dos cinco concertos para piano de Beethoven. Além disso, a Sala Minas Gerais terá regentes de fora como Leif Segerstam, Conrad van Alphen, Thomas Sanderling e JoAnn Falleta. A violinista Stella Chen, vencedora do último concurso Rainha Elizabeth, também será uma das convidadas. Considerado um dos melhores violoncelistas do mundo, Antônio Meneses retorna à casa.

Campanha de assinaturas da temporada 2020 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Renovações: 18/10 a 29/10
Trocas: 30/10 a 13/11
Novas assinaturas: 16/11 a 26/01 
Como assinarwww.filarmonica.art.br/assinaturas ou na bilheteria da Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto) - terça a sexta, das 12h às 20h; sábados, das 12h às 18h, exceto feriados e recesso de fim de ano
.