Revista Encontro

CINEMA

Como foi o primeiro fim de semana da Mostra de Cinema de Tiradentes 2025

Evento que abre o calendário do audiovisual brasileiro promoveu projeções e debates, além de realizar homenagens

Alex de Oliveira
- Foto: Leo Fontes/Universo Produção/Divulgação
Com pré-estreias e re-exibições, longas e curtas, homenagens e debates, o primeiro fim de semana da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que tradicionalmente abre a temporada de festivais dedicados ao audiovisual brasileiro, transformou a cartografia da histórica cidade mineira, que, com o complexo de tendas erguido para receber mais de 140 filmes até o próximo fim de semana, ganhou ares não apenas de uma meca do cinema nacional contemporânea, mas também de uma bússola, um lugar onde se tenta entrever, afinal, "que cinema é esse?" – como sugere o tema desta edição do evento.
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Na noite de abertura, na sexta-feira (24), abrilhantada pela performance do cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical Sergio Pererê, além de discursos de Célia Xakriabá, a jovem e profícua atriz Bruna Linzmeyer, homenageada da mostra, recebeu das mãos de seus pais, Gerson Linzmeyer e Rosilete dos Santos, o Troféu Barroco.
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"Gostaria de agradecer aos meus pais por acreditarem nas minhas estranhezas e na magia no mundo. Estou me sentindo em uma grande festa de aniversário. Recebo essa homenagem como um carinho para continuar nesse caminho", disse.
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A cerimônia ainda foi marcada por um discurso emocionado de Raquel Hallak, idealizadora e diretora executiva do longevo evento. Ela também participou da distribuição de placas de agradecimento a autoridades e patrocinadores.
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Tantas atrações e protocolos, porém, prejudicaram a exibição do novo longa de Eder Santos, "Girassol Vermelho" – um filme artesanato do video-artista mineiro que, inspirado no conto Cidade, do escritor mineiro Murilo Rubião, reconhecido por suas narrativas de realismo fantástico, é uma espécie de sequência de outro filme de Eder Santos, "Deserto Azul", lançado há 10 anos.
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- Foto: Leo Fontes/Universo Produção/DivulgaçãoA obra, selecionada pela equipe curatorial para marcar um momento importante da mostra, o seu pontapé inicial, que tem no elenco nomes como  Chico Diaz, Luiza Lemmertz e Daniel de Oliveira, foi ofuscada pelo atraso: com sessão inicialmente marcada para 20h30, a projeção só foi acontecer por volta de 23h30, quando a cine-tenda, maior espaço de exibição do evento, já estava esvaziada.
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Esse esvaziamento, aliás, não deve ser interpretado como sinal de falta de interesse dos espectadores, mas como efeito de uma série de circunstâncias: soma-se ao atraso o fato de parte da imprensa e outros convidados da mostra terem chegado a Tiradentes com mínima margem de tempo para o início da cerimônia e tendo, como última refeição, um lanche feito às 16h30, no trajeto rumo à cidade.
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Já no sábado (25), as mesas "Que cinema é esse?: Perspectivas das curadorias" e "O desenvolvimento do audiovisual como política estratégica do Estado brasileiro" deram largada à série de atividades que visam debater os rumos e as urgências do setor hoje – um dos temas, claro, foi a necessidade de regulação e regulamentação do video on demand (VoD) e das plataformas de streaming, medidas já implementadas em países com audiovisual forte, como França e Coreia do Sul, onde se provaram bem-sucedidas.
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No Brasil, a proposta mais avançada fala em tributação das plataformas para fortalecer o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que financia a produção nacional, e da exigência de conteúdos locais no catálogo das plataformas – mas, enquanto países como França e Espanha exigem uma cota mínima de cerca de 30%, na proposta em discussão, essa fatia não chegaria a 10%.
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O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras participaram dos debates e trouxeram informações sobre o impacto da produção de cinema para a capital mineira. Conforme apontado por Damião, em 2024, a BH Film Commission – instância da Prefeitura de BH responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município – apoiou 137 produções com 288  diárias de filmagem autorizadas. Essas produções investiram mais de R$ 30,2 milhões na cidade – crescimento de 73% em relação a 2023, gerando 4.300 postos de trabalho, um aumento de 105% em relação ao ano anterior.
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- Foto: Leo Fontes/Universo Produção/DivulgaçãoAinda no sábado (25), cinco filmes foram exibidos em pré-estreia: "Oeste Outra Vez", de Erico Rassi, laureado como Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024; "Para Lota", de Bruno Safadi e Ricardo Pretti; "Centro Ilusão", de Pedro Diogenes, vencedor da categoria Melhor Longa no Festival do Rio; "Malês", de Antonio Pitanga, primeiro filme brasileiro selecionado para o Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu, maior festival de cinema da África e é realizada a cada dois anos, em Uagadugu, Burquina Fasso; e "Parque de Diversões", de Ricardo Alves Júnior, premiado como Melhor Filme de Ficção no Barcelona Queer Film Festival.
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Um conjunto de títulos que, interpostos, revelam um pouco da potência desse caleidoscópio criativo, em forma e conteúdo, que marca a produção do cinema contemporâneo brasileiro, tão em evidência pelo sucesso arrebatador de "Ainda Estou Aqui", cuja trajetória internacional não eclipsa as tantas outras histórias narradas nas telas por realizadores e realizadoras país a fora.
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Obras que têm, sim, seus tantos desafios para serem feitos e chegarem ao público, mas que, é preciso reconhecer, nos últimos anos, vêm reconquistando sua audiência nacional: neste janeiro, que nem sequer chegou ao fim, por exemplo, a quantidade de ingressos vendidos para produções "made in Brasil" já supera todo o resultado de filmes nacionais em 2023 na Ingresso.com, maior tiqueteria online de cinema do país. Até o momento, houve um aumento de 136%, comparando todos os meses de 2023 às primeiras semanas de janeiro de 2025.

A programação da Mostra Tiradentes segue, até o próximo sábado, 1º de fevereiro, promovendo debates de representantes do audiovisual, proporcionando o diálogo entre diretores, atores e o público e, claro, exibindo filmes de diversas temáticas, gêneros e formatos.
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