Revista Encontro

ESPORTE

Confira os melhores lugares para correr em BH

ÀS vésperas da Encontro Delas, criamos uma lista para evitar que os seus treinos caiam na rotina

Gabriel Marques
A Lagoa da Pampulha é um dos locais mais frequentados por corredores e ciclistas da capital. - Foto: Divino Advíncula/PBH
Com avenidas e parques repletos de árvores, não é surpresa para ninguém que Belo Horizonte seja um lugar agradável para correr. Segundo dados da Belotur, a capital será a casa de mais de 35 corridas em 2019 - a tradicional Encontro Delas, que reúne 2.200 mulheres na Lagoa Secam no Belvedere, será nos dias 18 e 19 de maio. "Belo Horizonte realiza uma corrida internacional há 20 anos que vem atraindo cada vez mais turistas para a cidade, por exemplo", diz Gilberto Castro, presidente da Belotur. "É natural que esses corredores vivenciem experiências aqui, conhecendo os atrativos, aproveitando nossa gastronomia, hospitalidade e descobrindo o quanto BH é surpreendente." Durante o ano, corredores vencem as ladeiras e ruas da capital participando nas mais diversas modalidades, das divertidas cãominhadas às animadas corridas noturnas. Na hora de treinar, a Lagoa da Pampulha e a Lagoa Seca, no Belvedere são os lugares favoritos dos atletas amadores e profissionais. Quer conhecer outros lugares para treinar? Veja abaixo alguns espaços de Belo Horizonte que todo corredor precisa conhecer ao menos uma vez.

Avenida Vilarinho 

A avenida Vilarinho é a cara do Venda Nova: tem de tudo. Nela você encontra Shopping, lanchonete, banco e até pista de skate. Aos domingos, a prefeitura monta uma tenda do Programa Caminhar na parte da manhã, onde profissionais dão dicas e avaliam a saúde das pessoas que se exercitam na região.
O pista de corrida fica no canteiro central da avenida e alterna entre grama e concreto durante o seu percurso.

Cidade Administrativa

Embora fique mais afastada da capital, a Cidade Administrativa conta com um circuito ótimo para treinar. As ruas que contornam os prédios do governo são bem planas, pouco movimentadas, iluminadas e possuem um policiamento constante. A região também conta com banheiros e diversas lojas localizadas dentro do Centro de Convivência, uma construção redonda entre os prédios Minas e Gerais.

Lagoa da Pampulha 

Um dos pontos mais tradicionais de BH, a Lagoa da Pampulha também é um ótimo lugar para correr. Os seus 18 km contam com ciclovia, pista para cooper e mirantes com bebedouros para que as pessoas possam se refrescar admirando a paisagem. Com ruas iluminadas e um conjunto arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Lagoa também é a casa da tradicional Volta Internacional da Pampulha

Praça Lagoa Seca

Localizado perto do BH Shopping, a Praça Lagoa Seca possui um ambiente agradável e bem arborizado. O local é bastante frequentado por corredores no final da tarde, que usam a criatividade para criar outros percursos pelas ruas do bairro. A região também conta com equipamentos de ginástica e é cercada pelos prédios característicos do Belvedere.

Parque Municipal 

Inaugurado em 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto de terça a domingo. Localizado no centro de Belo Horizonte, os mais de 180 mil m² de área do parque possuem diversos caminhos para os corredores escolherem. Você pode apreciar a vista das lagoas ou passar pelos brinquedos e pelas quadras de tênis. A estrutura do parque também conta com banheiros, bebedouros e diversos locais para descansar.

Pista de cooper Anel da Serra 

Existem outras opções de lugares para treinar perto da Avenida Bandeirantes. Em frente a portaria do Parque das Mangabeiras fica a pista de cooper Anel da Serra, ideal para quem não gosta de correr perto do trânsito. A avenida José do Patrocínio Pontes possui pouco movimento e é cercada pelas árvores da Serra do Curral. O trecho possui algumas subidas e também conta com locais ideais para descansar e aproveitar a paisagem.
 
 
 

Pista de cooper Avenida dos Bandeirantes 

Localizada na região Sul da capital, a Avenida dos Bandeirantes conta com uma pista de cooper em um dos seus melhores trechos.
Com 1,5 km de extensão e demarcada por pequenos obstáculos de concreto, a pista liga a Praça da Bandeira a Praça JK, onde os corredores podem descansar ou criar novos percursos. Outra atração é o Parque Julien Rien, que fica no meio do trajeto e possui equipamentos de ginástica disponíveis ao público. 

Pista de cooper José Cândido da Silveira 

Com quase 3 km de extensão, a pista de cooper da avenida José Cândido da Silveira é uma excelente opção para os corredores que moram perto do bairro Cidade Nova. O percurso possui algumas subidas e descidas que podem aumentar a dificuldade do exercício e o terreno alterna entre grama e concreto. A pista é bem arborizada e contorna o Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni, onde você encontra bebedouros disponíveis

Praça da Liberdade 

Todo final de tarde, a Praça da Liberdade é tomada por diversas pessoas que saem de casa para caminhar. Um ponto histórico da capital, a praça é bem iluminada e possui um terreno plano que é ideal para as caminhadas. De vez em quando, alguns grupos de ginástica funcional ocupam a região perto do coreto. Embora o trânsito seja bem movimentado nas ruas ao redor, o passeio ainda é bem agradável. 
.