Revista Encontro

Bem-estar

Corrida Encontro Delas mostra como o esporte fortalece corpo e mente

A 27° edição mostra que além da estética e do condicionamento físico, o esporte também é um poderoso recurso terapêutico para a saúde mental

Daniela Costa
A Encontro Delas mais uma vez movimenta a Lagoa Seca, no Belvedere: prova e day care com direito a música, dança, massagem e muito mais - Foto: Pádua de Carvalho
A 27° edição da Corrida Encontro Delas está chegando e quem já participou da prova mais charmosa de BH com certeza já sentiu uma sensação de prazer e bem-estar que se transformou no famoso "barato da corrida". Esse fenômeno acontece porque, durante a atividade, o corpo libera endorfinas e endocanabinoides, substâncias que reduzem a dor e promovem relaxamento e felicidade. Não por acaso, a prática de atividade física tem sido amplamente estudada e reconhecida como uma aliada no tratamento de doenças psicológicas e psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão. Isso porque fazer exercício vai muito além da busca por melhora estética e do condicionamento físico, tornando-se também um poderoso recurso terapêutico para a saúde mental. 
.

Com tantos benefícios, o que não dá mesmo é para perder a Encontro Delas que acontecerá no dia 25 de maio, na orla da Lagoa Seca, no bairro Belvedere. Com percursos de 5 e 10 quilômetros, além de caminhada de 2 quilômetros, a prova mais feminina da capital mineira contará com o cobiçado kit das atletas recheado de mimos dos parceiros, camiseta thermodry Track & Field e uma charmosa bag exclusiva em quatro opções de cores. Após a prova, as atletas também poderão se divertir nas atividades do day care, com direito a música, dança, massagem e muito mais. A 27ª edição da Encontro Delas tem patrocínio da Unimed, 3 Corações, Epa Supermercados, Track & Field e TFSports; e apoio do Colégio Santo Agostinho, Del Maipo, Solutions Seguros, Coleguium, Delícias do Trigo, Village Kids e Evolua Energia. A realização é da Encontro e da TBH Esportes, com promoção da Rádio Mix. 
.

A psicóloga Deborah Mota: %u201CA corrida tem muito esse lugar de trazer socialização, construção de vínculo e de novas experiências, reforçando a saúde mental%u201D - Foto: DivulgaçãoPara os especialistas, outro ponto positivo da corrida é a conquista da autoconfiança, que acontece quando se é capaz de estabelecer metas a serem vencidas. "Sem dúvidas, o esporte é uma grande fonte de determinação e autoestima", diz a psicóloga Deborah Mota, especialista em transtorno ansioso e depressivo. Ela explica que quando o corpo se exercita, uma série de substâncias químicas são liberadas atuando diretamente no cérebro. Entre elas, destacam-se as endorfinas, serotonina, dopamina e noradrenalina, conhecidas como os hormônios da felicidade. As endorfinas são neurotransmissores liberados pelo cérebro durante e após a prática de atividades físicas. Com efeito analgésico natural, ajudam a reduzir a dor e proporcionam uma sensação de prazer e relaxamento. Esse efeito é descrito como a "euforia do corredor". "A prática contínua de  exercícios é  o melhor remédio natural para as nossas emoções. Um verdadeiro antidepressivo", destaca Deborah. 
.

A psicóloga Adriana Cobucci: %u201CBaixos níveis de serotonina estão associados à depressão, e o exercício físico é uma das maneiras mais efi cazes de aumentar sua produção no cérebro, ajudando a reduzir sintomas depressivos e promovendo um estado emocional mais equilibrado%u201D - Foto: DivulgaçãoEnquanto a  serotonina é um neurotransmissor essencial na regulação do humor, do sono e do apetite, a dopamina e a noradrenalina, por sua vez, também desempenham papéis fundamentais, sendo a primeira ligada ao sistema de recompensa do cérebro, promovendo motivação e prazer, enquanto a segunda melhora a capacidade de concentração e reduz o estresse. "Baixos níveis de serotonina estão associados à depressão, e o exercício físico é uma das maneiras mais eficazes de aumentar sua produção, ajudando a reduzir sintomas depressivos e promovendo um estado emocional mais equilibrado", afirma a psicóloga Adriana Cobucci. 
.

A combinação desses hormônios contribui para um aumento da autoestima, melhora da disposição e maior controle da ansiedade. Além dos benefícios bioquímicos, a corrida e outras atividades físicas proporcionam melhorias cognitivas e sociais. A prática regular de exercícios ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, contribuindo para uma sensação de relaxamento e tranquilidade. Adriana explica que a estruturação de uma rotina de treinos também favorece a disciplina e a organização, fatores essenciais no tratamento de transtornos psicológicos. "Por isso, a atividade física é a minha primeira recomendação no consultório", diz. Seja sozinho ou em grupo, correr é sinônimo de saúde e bem-estar. 

27° edição da Corrida Encontro Delas

Cidade: Belo Horizonte
Data: Domingo, 25 de maio (7h às 12h) CORRIDA E DAYCARE
Horário de largada (5k, 10k e caminhada 2k): 8h
Local: Lagoa Seca/Belvedere - Belo Horizonte
Retirada do kit: dias 22, 23 e 24 na loja Track & Field - rua Juvenal de Melo Senra, 675 - Belvedere
Inscrições: www.encontrodelas.com.br

.