Revista Encontro

None

Receita do tempo da vovó

None - Foto: Divulgação

Minas Gerais é rica em histórias e tradições gastronômicas. E muitas delas nos remetem à infância, àqueles quitutes pelas avós, ou mesmo as guloseimas experimentadas em cidades pelo interior afora. Um bom exemplo é o pudim de pão da Pousada Mirante do Café, localizada no pequeno distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto.

 

A iguaria caiu no gosto dos hóspedes, que sempre dizem que o sabor do pudim levam à recordação dos doces da infância. A sobremesa, de preparo fácil e econômico, leva apenas pão francês, ovos, leite e açúcar. “Os hóspedes ficam encantados com o sabor leve da receita e pedem até os segredinhos de preparo para fazerem em casa. O que costumo dizer é que a dona de casa pode economizar ao aproveitar o pão francês que sobrou do dia anterior e, como não leva leite condensado, o doce tem menos calorias”, destaca a chef do Mirante do Café, Sandra Maria Gomes.

 

Receita:

 

Pudim de Pão


Para a calda

 

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve. Para a calda, levar o açúcar ao fogo até formar um fio mais resistente. Colocar a calda no fundo da forma redonda e por cima colocar a massa do pudim.

Cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho-maria por duas horas. Deixar esfriar e desenformar.

 

Experimente outras receitas da vovó:

 

Tronquinho da Royal Empório

 

– Para a massa

 

 

– Para a cobertura

 

 

Modo de preparo

 

Em uma panela misture o leite condensado com a manteiga e leve ao forno baixo. Mexa até soltar da panela. Aguarde resfriar e faça rolinhos cilíndricos de até 15 centímetros de cumprimento e 5 de largura. Em um recipiente junte o leite com o chocolate em pó e misture até formar uma mistura homogênea (não precisa levar ao fogo). Despeje em uma forma. Em outra forma despeje o coco ralado. Banhe os rolinhos na calda de chocolate e depois cubra com coco ralado. Por último corte os rolinhos em pedaços menores.

 

 

Patê de berinjela da Royal Empório

 

 

Modo de preparo

 

Em uma panela cozinhe a berinjela com água, vinagre e sal por 20 minutos. Após o cozimento coe em uma peneira e reserve. Em uma panela fervente os cubos de manga. Assim que ferver, coe e reserve. Em outra panela despeje o azeite e aguarde esquentar.

Acrescente o alho e espere até dourar. Acrescente a cebola, os pimentões, o tempero, o orégano, o vinagre, as azeitonas, as passas e as mangas sem caldo. Por último acrescente a berinjela. Mexa tudo e coloque a mistura em um vidro de conserva e deixe descansar de um dia para o outro.

 

 

Chantilly fresquinho

 

 

Modo de preparo

 

Bata todos os ingredientes na batedeira em velocidade média por uns 3 minutos, e aumente para máxima até que fique consistente na colher. Cuidado para não passar do ponto e virar manteiga.

.