Revista Encontro

None

Comida com cultura

João Pombo Barile
None - Foto: Ellen Casadonte

Novembro promete para quem aprecia os prazeres da mesa. Até o dia 14 acontece o Certame Pizza & Pasta. O festival reúne 25 dos melhores restaurantes italianos e pizzarias da cidade, e é boa oportunidade para o belo-horizontino conhecer um pouco mais da nova gastronomia italiana. “A ideia do festival surgiu durante uma viagem que fiz para a Itália, há alguns anos”, diz Giacomo Regaldo, atual presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais.

 

Italiano da região de Piemonte, Regaldo, que foi presidente da Teksid do Brasil de 1977 até 2010 e atualmente é presidente do grupo dirigente Fiat, é amante da cozinha de seu país e um adepto do movimento Slow Food. “Acho que o Pizza & Pasta é ótima oportunidade para divulgarmos as ideias do movimento”, explica. Criado na Itália em 1989, o Slow Food é uma associação que surgiu como resposta à massacrante e tediosa tendência do mundo contemporânea de se alimentar com fast food.

 

“Gosto muito de eventos desse tipo”, conta o chef Wilson Gonzagua, do restaurante D´Instinto. “Eles servem para acabar com aquele velho chavão de que comida italiana é só macarrão à bolonhesa e lasanha. E ajudam a divulgar a cozinha italiana contemporânea”, analisa.

 

Vivendo há 11 anos em Belo Horizonte, o napolitano Domenico Cardamuro, proprietário do Domenico Pizzeria, também não esconde a euforia de participar do encontro gastronômico: “O mineiro gosta muito da comida italiana e esse tipo de festival ajuda a aumentar o giro da casa”.

 

Giacomo Regaldo, presidente da Câmara
Ítalo-Brasileira, italiano radicado no Brasil:
proposta de divulgar a slow food
 

 

O Certame Pizza & Pasta celebra o Momento Itália Brasil (MIB).

O evento, que realizou diversas ações em todo o país ao longo deste ano e vai se estender até 2012, tem o intuito de reforçar e estreitar os laços entre Brasil e Itália nos âmbitos da cultura, gastronomia, economia, arquitetura, artes, ciências e tecnologia.

 

“O Brasil mora no coração de milhões de italianos”, afirmou o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, durante cerimônia de lançamento do MIB, no final do mês passado, na Casa Fiat de Cultura. A abertura do festival teve a participação do governador de Minas, Antonio Anastasia. Para a consulesa da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, é mesmo a afinidade que une os brasileiros aos italianos: “Somos extremamente gratos a este país que acolheu nosso povo, no final do século XIX, com muito carinho e atenção. E que fez com que nos sentíssemos em casa”.

 

Quem quiser saber mais sobre o Certame Pizza & Pasta e sobre toda a programação do Momento Itália-Brasil – que tem diversas atividades culturais programadas em Belo Horizonte e outras cidades brasileiras – pode acessar o site www.momentoitaliabrasile.com.br.

 

 

.