Revista Encontro

None

À moda oriental

Efigênia Maria
None - Foto: Reprodução

A cor avermelhada, a textura firme e um sabor ligeiramente amendoado compõem as principais características do arroz vermelho. O produto, que tem origem chinesa, vem conquistando a gastronomia mineira.

 

Além da coloração diferenciada, que traz aos pratos uma beleza especial, possui características nutricionais elevadas. O grão é rico em proteínas, vitamina B1 e apresenta o triplo de ferro e zinco se comparado ao arroz branco. Em Belo Horizonte, no restaurante Minas II, o chef João Paulo Gomes incorporou o produto ao cardápio da casa: “Ele tem um sabor único, você morde e sente o sabor, é mais apurado”. Ele apresenta o filé de robalo com crosta de tomate seco e risoto vermelho, que faz parte do menu da casa desde o mês janeiro deste ano, e diz que pode ser feito em casa, por qualquer pessoa (veja receita).

 

O grão pode ser encontrado em supermercados especializados em alimentos da culinária internacional. A única diferença no modo de preparo é que por ser mais rígido, ele demora um pouco mais para cozinhar, além de consumir bastante água, mas é muito saboroso.

.