Revista Encontro

None

Festa junina sem culpa

Blima Bracher
None - Foto: Geraldo Goulart, Eugênio Gurgel, Paulo Márcio

Haja fogueira para pular, depois de comer tantas delícias calóricas! Um inocente curau de milho verde pode conter 240 calorias em uma porção de 100 gramas. Resistir às tentações nas barraquinhas juninas é impossível mesmo. A solução? Criar versões mais lights e gourmets das comidinhas. Trocar o açúcar por adoçante, o leite integral pelo desnatado e outros truques podem ajudar a reduzir mais da metade das calorias por porção.

 

Quem garante são os chefs convidados para este desafio junino. Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda, conhecido por sua cozinha com fortes influências regionais do cerrado, criou uma canjica especial. “Tive certa dificuldade na contagem das calorias”, confessa ele, que criou uma versão acompanhada de queijo. “É uma herança da minha avó”, diz Guilherme. Outro desafiado foi Américo Piacenza, do Cantina Piacenza.

Autor de criações inusitadas, o chef costuma oferecer pratos inventados na hora aos clientes, que, se não gostarem, não pagam. Américo escolheu um prato salgado, a vaca atolada, e enxugou as gordurinhas do caldo, sem abrir mão do sabor.

 

Para acompanhar as comidinhas, o tradicional quentão, temido por misturar álcool e açúcar, dois grandes vilões das dietas, foi reinterpretado por Humberto Machado, do Celtic Irish Pub. Ele garante que a nova versão perdeu quase metade das calorias. O chef Josué Monteiro, do Paladino, botou a mão na massa e inventou um curau de milho light. Letícia Pimenta, do J’Adore e do Pimenta Gastronomia & Produções,  propõe um doce de abóbora menos calórico, com direito a brigadeiro e calda de especiarias. Para completar este banquete junino na versão light, não poderia ficar de fora o tradicionalíssimo pé-de-moleque. Quem aceitou o desafio foi o chef Léo Mendes, do Ah!Bon. A receita  leva chocolate meio amargo e continua irresistível.

 

Doce de Abóbora Light com Brigadeiro de Coco e Calda de Especiarias

Por Letícia Pimenta

 

Ingredientes
 1 kg de miniabóboras maduras (4 unidades)
 5 cravos-da-índia
 2 canelas em pau
 Pimenta rosa a gosto
 600 ml de água
 200 g de açúcar  
 1 colher de chá de suco de limão
 200 g de leite condensado diet
 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
 100 g de coco ralado

 

Modo de fazer o brigadeiro
 Coloque a manteiga em fogo médio e junte o leite condensado e o coco ralado. Deixe cozinhar, mexendo até que se desprenda da panela.

 

Modo de fazer a abóbora
 Faça um furo no topo das abóboras e retire as sementes. Leve-as à panela, imersas em água com as especiarias, o suco de limão e o açúcar para cozinhar. Depois de cozidas, reserve a água/calda aromatizada e retire a massa interna da abóbora. Pegue o brigadeiro de coco pronto, misture com essa massa e leve ao fogo novamente, até se desprender do fundo da panela. Use esta mistura para rechear as abóboras.

Coloque a água/calda em uma frigideira, em fogo médio, e deixe ferver por cerca
de 10 minutos. Deite a calda sobre a abóbora recheada e sirva.

 

Calorias: 94 cal/80g (light) e 160cal/80g (normal)

 

Vaca Atolada Light
Por Américo Piacenza

 

Ingredientes
1/2 kg de músculo bovino em cubos médios
1/2 kg de mandioca descascada em cubos pequenos
1 cebola pequena picada fina
1 cenoura pequena picada fina
1 talo de aipo picado fino
2 tomates sem pele e sem sementes
3 ramos de tomilho fresco desgalhado
1 folha de louro
3 dentes de alho picado
1 colher de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

 

Modo de fazer
Aqueça uma panela grande e doure a carne até secar toda a água e obter um fundo cor de caramelo. Acrescente a cebola, a cenoura, o aipo e o tomate, e deixe refogar por alguns minutos até começar a soltar o fundo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e adicione o alho. Deixe refogar por alguns minutos, sem que o alho queime. Acrescente água até cobrir a carne três dedos acima. Coloque as ervas e cozinhe a carne em fogo médio, até ficar bem macia. Esfrie a panela, colocando-a em uma bacia com bastante gelo, até que se forme uma nata de gordura. Retire a maior quantidade de gordura que conseguir. Volte a panela ao fogo para aquecer o caldo e retire a carne.

Desfie-a e reserve. Cozinhe a mandioca no mesmo caldo de carne já aquecido, até ela ficar desmanchando. Acerte o sal e a pimenta do reino ao final. Retorne à panela aquela carne desfiada que foi reservada. Cozinhe por alguns minutos e sirva quentinha.

 

Calorias: 377 cal/porção (light) e 630 cal/porção (normal)

 

Canjica Light
Por Guilherme Melo

 

Ingredientes
150 g de canjica branca
1 litro de água para cozinhar a canjica
200 ml de leite de coco light
300 ml de leite desnatado
4 colheres de sopa de adoçante culinário
50 g de coco seco ralado
30 g de amendoim torrado e moído
60 g de queijo minas frescal
1 canela em pau
2 cravos da índia
Raspas de limão

 

Modo de fazer

Deixe a canjica de molho em água por 4 horas. Escorra e coloque-a para cozinhar em 1 litro de água, até que os grãos fiquem macios. Quando estiver cozida, escorra novamente a canjica e coloque na panela com o leite desnatado, o leite de coco light e o adoçante culinário, e misture bem. Acrescente
os cravos e a canela e, após ferver, deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando. Adicione amendoim e coco ralado, e sirva em tigelas com uma fatia de queijo frescal e as raspas do limão.

 

Calorias: 230 cal/porção (light) e 300 cal/porção (normal)

 

Curau de Milho Verde Light e Telha de Canela
Por Josué Monteiro

 

Ingredientes Curau
5 copos de iogurte natural de 200 g cada
2 copos de milho verde fresco
6 colheres de sopa de adoçante culinário
1 clara de ovo
1 colher de café de essência de baunilha

 

Modo de fazer

Bata do liquidificador o iogurte, o milho e a clara. Passe pela peneira e coloque numa vasilha até encorpar. Acrescente a essência de baunilha e distribua em taças. Leve à geladeira por meia hora antes de servir.

 

Ingredientes Telha de Canela
2 claras
30 g de adoçante culinário
50 g de margarina light
50 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó

 

Modo de fazer
Junte os ingredientes e leve ao fogo. Sirva por cima do creme de milho.

 

Calorias: 120 cal/100g (light)
e 240 cal/100g (normal)

 

Quentão Light
Por Humberto Machado

 

Ingredientes
150 ml de água
200 ml de saquê
Gengibre a gosto
Canela em pau a gosto
Adoçante culinário

 

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo para esquentar. Apague o fogo antes de iniciar a fervura, para que o saquê não evapore e perca o sabor da bebida. Adoce a gosto.

 

Calorias:  86 cal/50 ml (light) e 147 cal/50 ml (normal)

 

Pé-de-Moleque Light
Por Léo Mendes

 

Ingredientes
550 g de açúcar refinado
250 g de glicose líquida
500 g de amendoim torrado
300 g de chocolate meio amargo

 

Modo de fazer

Faça um caramelo com o açúcar e a glicose, em seguida acrescente o amendoim. Espalhe esta mistura no mármore e abra com um rolo. Corte em retângulos. Depois glace com o chocolate, se desejar.

 

Calorias: 110 cal/50g (light) e 200 cal/50 g (normal)

 

.