Revista Encontro

Páscoa

Sugestão de vinhos para a Páscoa

Conheça sete rótulos que realçam o sabor do bacalhau e três que tornam o chocolate ainda mais prazeroso

Da redação com assessorias
Todo ano a tradição da Semana Santa é a reunião da família e de amigos para se comer peixes, principalmente bacalhau, e presentear com chocolate.
Para ajudar no acompanhamento dessas iguarias, listamos dez rótulos de vinhos da Casa do Vinho – Famiglia Martini, que deixarão os convidados muito bem servidos.
 
“A sinergia é a parte mais sofisticada da harmonização e quando conseguimos alcançá-la, a comida fica ainda mais saborosa e o vinho mais gostoso. O prato realça o vinho. O vinho realça o prato. Todos saem ganhando”, comenta a proprietária da Casa do Vinho, Luiza Martini. Ela explica que a harmonização com o bacalhau é controversa. “Em princípio, aceita vinhos brancos, rosés e tintos, desde que bem escolhidos. Uma dica para não errar é respeitar alguns dos princípios da adaptação cruzada: o sabor salgado acentua o amargor, assim, sal e tanino são antagônicos.
Por isso, fuja dos tintos muito jovens e tânicos”.



Sobre a harmonização de vinhos com chocolates, uma curiosidade: a semente do cacau e o vinho são fermentados com o mesmo tipo de levedura. “Não é à toa que ambos têm tantos admirados em comum”, justifica Luiza Martini. A harmonização com chocolate, portanto, parece complicada, e nem sempre funciona, mas quando dá certo, gera sempre boas experiências sensoriais. Alguns vinhos são mais certeiros, como os fortificados, outros são inusitados. De qualquer forma, é questão de gosto.

Vinho de cereja

Para os chocolates, Luiza destaca o Visciole, um vinho que leva licor de cereja: "Apaixonante, intrigante e tentador”. No passado, o vinho de cereja ácida era usado para deixar mais prazerosos os rótulos robustos e tânicos. Posteriormente foi considerado feminino, com seu aroma, maciez e redondeza. Hoje é tachado como vinho para meditação, para ser saboreado na companhia de alguém.

- Foto: Outra Visão?Divulgação

Confira a lista de vinhos sugeridos:

– Para acompanhar o bacalhau


– Para acompanhar chocolate


Onde: Casa do Vinho – Famiglia Martini Barro Preto
Endereço: av. Bias Fortes 1543, Barro Preto, Belo Horizonte
Funcionamento: de segunda a sexta das 9h às 19h; sábados das 9h às 14h
Informações: (31) 3337-7177
Onde: Casa do Vinho – Famiglia Martini Mangabeiras
Endereço: av. Bandeirantes 504, Mangabeiras, Belo Horizonte
Funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 20h; sábados das 10h às 14h
Informações: (31) 3286-7891.