Revista Encontro

Ingrediente

Conheça os benefícios do kiwi

A fruta típica do ocidente, além de saborosa, proporciona alívio para problemas digestivos

Joyce Rouvier* - Estadão Conteúdo
A fruta kiwi é originária de regiões florestais e montanhosas da China.
Ele é dividido em muitas espécies, mas a fruta que conhecemos vem da Actinidia deliciosa e da Actinidia chinensis. O balanço na quantidade de açúcar e ácidos orgânicos confere a ele suas qualidades sensoriais. São ricos em vitamina C e boas fontes de folato, potássio e vitamina E (semente). Também apresenta carotenóides, luteína, antocianinas e proteases.

Na China antiga, as plantas originárias da espécie actinidia eram utilizadas no alívio de sintomas de várias desordens, como as digestivas, reumatismo, dispepsia e hemorróidas, assim como na terapia de vários tipos de câncer. Atualmente existem muitos estudos sobre os benefícios do kiwi, mas os mais contundentes são aqueles relacionados a melhora da função do trato gastrointestinal, principalmente nos casos de constipação e outras desordens.

Apesar de a maioria do produto consumido no Brasil ser de original internacional, o país concentra lavouras da fruta principalmente em regiões dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Estudos demonstram o potencial antioxidante e antiinflamatório da fruta devido à presença da vitamina C, flavonóides e polifenóis, ajudando na prevenção de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e dislipidemias. Entretanto, eles ressaltam que a fruta é rica em oxalatos e pode provocar irritação oral. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver alergia ao kiwi, principalmente se já forem alérgicas e por isso deve ser consumido com moderação.

Confira a tabela nutricional do kiwi (100 gramas da fruta):





* Joyce é nutricionista e especializada em nutrição funcional.