Revista Encontro

Receita

Que tal uma moqueca sem carne?

Confira a receita ovo-lacto-vegetariana do famoso prato capixaba

Da redação com assessorias
Quem dera pudéssemos comer todos os alimentos que temos à disposição.
A evolução e a vida nas grandes cidades trouxeram problemas cada vez mais comuns entre as pessoas: as alergias e as intolerâncias alimentares. O glúten talvez seja o grande vilão do momento, e por ser uma proteína presente em grãos como trigo, cevada, centeio e malte, exige uma dieta muito rígida, e que poucos conseguem seguir.

Além dele, o ovo, o leite e até mesmo a carne, especialmente os frutos do mar e as mais gordurosas, como a de porco, costumam gerar intolerância em grande parte da população. Os sintomas desse tipo de intolerância aparecem desde a infância, e além de sinais no corpo, como manchas vermelhas, existe o risco grave de choque anafilático – quando o corpo reage ao elemento "invasor" e fecha as vias aéreas –, que pode ser fatal.

As dietas restritivas são, então, a grande recomendação para quem sofre com problemas alimentares. Só que, além de uma questão médica, deixar de comer algum alimento passou a ser opção para muita gente, como os veganos, que não ingerem nada de origem animal, ou os vegetarianos, que optam por não comer carne vermelha.

Pensando nisso, selecionamos uma receita da gastronomia ovo-lacto-vegetariana, ou seja, sem ovo, leite ou carne: moqueca de cogumelos com palmito pupunha. Ela foi preparada pelo chef catarinense Reinhard Pfeiffer.

Moqueca de cogumelos e pupunha

Ingredientes:


Modo de preparo:

.