Revista Encontro

Ingrediente

Aprenda a fazer uma receita com o peixe panga

Consultamos um chef de cozinha, especializado em culinária asiática, que deu as dicas para preparar um saboroso prato que leva o polêmico peixe vietnamita

Marcelo Fraga
Uma dica para se consumir o peixe panga é fritá-lo, para manter a textura de sua carne - Foto: Eugênio Gurgel/Encontro


Presente nas peixarias de praticamente todo o mundo, o peixe panga é muito popular e pode ser encontrado facilmente nos estabelecimentos especializados em Belo Horizonte.
O panga, que é originário do rio Mekong, no Vietnã, ficou famoso por ser alvo de boatos – sobretudo nas redes sociais – que dizem que sua carne seria imprópria para o consumo. Isso porque o peixe é oriundo de águas poluídas, e tem hábitos alimentares duvidosos, como a necrofagia, ou seja, comer cadáveres de outro animais.

Em consulta a especialistas, a Encontro desvendou os mitos sobre o peixe panga. Os profissionais afirmaram que os boatos que circulam na internet são falsos e que o peixe vendido no Brasil é seguro, não oferecendo risco para os consumidores. Segundo as empresas importadoras e os especialistas, o panga que chega às mesas brasileiras é criado em cativeiro e alimentado apenas com ração. Além disso, a importação do animal passa por inspeção federal.

O chef Beto Haddad cria uma receita especial com o peixe panga - Foto: Eugênio Gurgel/EncontroEsclarecidos os boatos, consultamos o chef Beto Haddad, para descobrir como preparar o peixe panga. "É recomendável que os peixes de carne branca e pouco consistente, como no caso da espécie vietnamita, sejam empanados e fritos. Assim, preservamos a textura e o sabor", afirma.
O chef ainda recomenda que ele seja acompanhado de arroz e legumes.

Confira a receita:

Furai de Panga (porção para 2 pessoas)


Sugestão de acompanhamento: arroz branco, arroz chinês colorido, yakimeshi, legumes salteados e molho tonkatsu

Assista ao vídeo da TV Encontro:

 

 

.