Revista Encontro

Saúde

Linhaça ajuda a amenizar sintomas da TPM e da menopausa

Nutricionista fala sobre os benefícios desse rico grão, e dá dica de uma salada saudável que leva esse ingrediente

Da redação com assessorias
Boa notícia para as mulheres: a linhaça pode ser uma grande aliada para amenizar problemas femininos como TPM ou sinais da menopausa.
Considerada um alimento funcional, essa semente da moda é reconhecida por sua ação fitoestrogênica e por ser fonte de ômega-3, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. "A linhaça é rica em lignanas, um fitoesterol que possui ação similar, embora mais fraca, ao estrógeno no organismo, por isso ajuda a minimizar os sintomas da TPM e principalmente da menopausa, quando os níveis desse hormônio são baixos", diz a nutricionista Carolina Favaron.

Além de todos esses benefícios, a linhaça é ainda um alimento versátil, pois pode ser consumida na preparação de saladas, tortas, bolos e com frutas. É encontrada em forma de farinha, sementes, grãos ou triturada. Uma boa dica de consumo é a salada istambul (foto), criada por Carolina Favaron, e que leva a linhaça com grãos – pode ser substituída por quinoa ou cuscuz –, cebola roxa, cenoura, damasco, folhas verdes e nozes. "Os ingredientes dessa salada possuem ótimo valor nutricional, já que combinam nutrientes essenciais para saúde, como a cenoura e o damasco, fontes de vitamina A, e a cebola roxa, com ação antioxidante. As folhas são excelentes fontes de fibras e as nozes fornecem gordura de boa qualidade, que ajudam, inclusive, no controle do colesterol ruim, o LDL", explica a especialista.

Benefícios da linhaça:

.