Mesmo assim, a comida da terra do sol nascente é baseada no arroz branco, que eles chamam de hakumai. Poucos pratos não são acompanhados por esse produto, que também é muito consumido no Brasil, junto com o tradicional feijão. Para os japoneses, além do arroz, os acompanhamentos – chamados de okazu –, podem ser peixes, carnes, especialmente de porco, legumes e conservas, como pepino.
Peixe cru (ou sashimi), um prato frito (robatayaki ou mais conhecido como robata) ou um ingrediente fermentado ou cozido no vapor são os acompanhamentos mais comuns para arroz e sopa. No Brasil é muito comum encontrar os enrolados e os sushis nos restaurantes japoneses, com diferentes inrgedientes: salmão, atum, peixe branco, pepino, manga, queijo etc.
No Japão, o macarrão, que também é uma influência chinesa, é encontrado em duas versões: sobá e udon. Sem glúten, por ser feito com trigo sarraceno, o sobá é fino e escuro. Já o udon, parece com o que consumimos por aqui, com trigo branco, e é mais grosso (parece um talharim).
Depois de ficar com água na boca para experimentar a culinária japonesa, que tal aprender duas receitas fáceis, preparadas pelo chef Deivid Martins, do restaurante Udon, de Belo Horizonte?
Anchovas grelhadas com purê de batata, raiz forte e emulsão de shoyu
Ingredientes do purê:
- 4 batatas inglesas
- 10 g de wasabi (raiz forte)
- 50 g de manteiga
- 20 ml de leite
- Sal a gosto
Ingredientes da emulsão de shoyu:
- 1 limão
- 30 ml de shoyu
- 10 ml de azeite
- Uma pitada de sal
Inrgedientes do peixe:
- 200 g de anchovas (ou outro peixe branco)
Modo de preparo:
Para o purê de batatas, cozinhe as batatas e amasse-as para fazer o purê. Em uma panela coloque a manteiga, sal a gosto e as batatas, mexendo até obter uma massa sólida. Em seguida acrescentar o wasabi e o leite, mexendo por mais 5 minutos. Tempere o peixe com sal a gosto. Em uma frigideira, doure-o dos dois lados e pronto. Para a emulsão de shoyu, misture o limão, shoyo, azeite e sal. Sirva juntamente com o peixe e o purê de batatas.
Robata de salmão com molho light
Ingredientes do peixe:
- 200 g de salmão
- Hondashi (tempero a base de peixe) a gosto
- Ajinomoto a gosto
- Manteiga
Ingredientes do molho light:
- 100 g de creme de leite natural
- 100 g de mostarda
- 100 g de iogurte natural
Modo de preparo:
Tempere o peixe com hondashi e ajinomoto e grelhar. Passe manteiga nos dois lados do peixe e grelhe. Para o molho, misture o creme de leite, a mostarda e o iogurte natural. Coloque em cima do peixe antes de servir. Pode ser consumido com arroz branco.
Onde: Udon
Endereço: rua Gonçalves Dias 1965, Lourdes, Belo Horizonte, MG
Funcionamento: segunda a sexta das 18h à 1h; sábado e domingo das 12h às 16h e das 18h à 1h
Informações: (31) 3243-8005.