Revista Encontro

Carne

Quer saber como fazer um churrasco?

Então confira as dicas de um especialista na área

Da redação com assessorias
Perguntar para um brasileiro se ele gosta de churrasco, é "chover no molhado".
Porém, nem todos sabem os segredos para se preparar essa delícia que, tradicionalmente, começou no sul do país e se espalhou rapidamente. Como preparar a carne? Quanto tempo de cozimento? E o tempero ideal?

Para tirar essas dúvidas, consultamos Yago Furlan, que é gerente da churrascaria Baby Beef, em belo Horizonte.

Tipos de espeto

Segundo o especialista, as formas de cortar a carne variam de acordo com o tipo de espeto que vai ser usado. A carne com peça inteira é feita dobrada no espeto. Na grelha, deve-se cortar em bifes, no sentido contrário à fibra.

Como dispor a carne na churrasqueira

Peças inteiras de carne vermelha devem ser colocadas a cerca de 40 cm da brasa, uma vez que o calor nessa altura ajuda a selar, preservando o suco. Muito longe do fogo, ela cozinha e perde a umidade interna e, muito perto, a carne queima do lado de fora e permanece crua por dentro. Carnes mais demoradas, com o cordeiro e o porco devem ficar mais no alto da churrasqueira, para que possam cozinhar bem por dentro. Se a carne de boi for disposta em bifes, ela deve ficar a aproximadamente 5 cm do fogo, assim como os peitos de frango e peixes – que cozinham mais rápido.

Como cortar a carne

Sobre os tipos de corte, Yago Furlan orienta: "Os bifes da carne devem ser cortados na diagonal, contra as fibras, para que ela não fique dura" e acrescenta que um dos segredos da carne suculenta é utilizar sempre um pouco de óleo, para que ela não resseque.

Tempero

Para o gerente da churrascaria, é importante ficar atento na hora de temperar.
Ele explica que, para a carne de boi e porco, o ideal é temperar com o sal grosso, lembrando de nunca dissolvê-lo na água, pois isso pode deixar a peça muito salgada. Para temperar o frango, ele recomenda a utilização de ervas, champanhe, cerveja, caldo de galinha, colorau, alho e sal fino a gosto. É importante que o tempero fique bem suave, para não tirar o sabor da carne. O tempero do tradicional coraçãozinho leva ervas, caldo de galinha, alho e vinho. Para o carneiro, Furlan acrescenta conhaque e hortelã à mistura.

Qual carne colocar primeiro no fogo?

A ordem indicada para começar a assar as carnes é a seguinte: leitão, cupim e costela, por exemplo, variam de três a quatro horas, então, devem ser colocadas primeiro. Depois vêm o frango, a linguiça e o lombo de porco, que demoram cerca de 15 a 20 minutos. Posteriormente, deve-se colocar as carnes de boi como picanha, fraldinha, alcatra, contra-filé, maminha e picanha nobre, que demoram, aproximadamente, 10 minutos para ficar prontas.

Hora de servir

Quando a carne tiver chegado ao ponto desejado pelos convidados, é só servir. Yago Furlan sugere o molho de chutney de manga, que combina com todo tipo de carne e, para acompanhar, arroz, farofa e vinagrete. Ele ainda dá uma dica final: não jogue água para diminuir a brasa da churrasqueira. O ideal é usar cinzas do churrasco anterior, pois se o carvão fica molhado, a chama pode apagar e só acender novamente quando o carvão estiver seco..