Revista Encontro

Ingrediente

Veja como se faz arroz soltinho e conheça diferentes tipos desse grão

Ele está no dia a dia do brasileiro e, ao contrário do que muitos pensam, não tem segredo na hora de preparar. Confira a receita para fazer um arroz soltinho e conheça os grãos do tipo selvagem, preto, basmati, vermelho, jasmine e carnaroli

Da redação com assessorias
Apesar de o arroz branco ser o mais tradicional e conhecido no Brasil, existem no mercado diferentes tipos de arrozes, inspirados nas culturas culinárias de diferentes países, cada qual com um toque gourmet e também, um potencial nutritivo.

O grão tradicional é muito comum nos países asiáticos, especialmente na China, onde se foram encontrados vestígios de seu cultivo há 12 mil anos.
Mesmo sendo tão comum, muita gente ainda sente dificuldade na hora de preparar um arroz que fique soltinho – aliás, o que cria o "grude" durante o preparo é o amido existente no grão.

Primeiro, confira abaixo as características de cada um dos diferentes tipos de arroz:

Arroz selvagem (muito usado no Canadá) - Foto: Wikimedia/Reprodução

Conhecido popularmente como arroz selvagem, o grão encanta pela aparência, aroma e sabor diferenciado. Com seu delicado sabor de nozes, o arroz de formato exótico é indicado entre os chefs de cozinha para incrementar e sofisticar receitas. Além disso, é rico em magnésio, fósforo e folacina e ainda vitaminas do complexo B. Dica de uso: o arroz selvagem podem ser usado como base para saladas, misturado a ervas aromáticas, castanhas trituras e frutas secas.

Arroz preto (muito usado na China) - Foto: USP Imagens/Divulgação

Chamado originalmente pelos chineses de "arroz proibido", o grão preto não tem apenas a aparência e sabor como diferenciais, mas também traz benefícios à saúde. Este tipo de arroz é rico em flavonoides, composto antioxidante, e também tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra que o arroz integral. Dica de uso: sirva com frutos do mar (lula, polvo ou camarão) e finalize com raspas de casca de laranja ou limão, para deixar a refeição com um toque cítrico.

Arroz vermelho (muito usado na França) - Foto: USP Imagens/Divulgação

O grão, pertencente ao subgrupo integral, tem textura firme e é repleto de fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Além de ser uma ótima opção para acompanhar carnes vermelhas ou frutos do mar, tem destaque em pratos gourmet por seu sabor amendoado e aspecto diferenciado.
Dica de uso: para maior aromatização da receita e finalização do prato, o arroz pode ser acompanhado com ervas, como salsinha, cebolinha, manjericão ou tomilho.

Arroz basmati (muito usado na Índia) - Foto: Geewinexim.com/Reprodução

Arroz basmati, que em tradução livre, significa "a rainha da fragrância ou pérola dos aromas", tem um delicioso aroma e o sabor suave de nozes.  Sua forma fina e alongada deixa a receita ainda mais atraente e deliciada. Dica de uso: para reforçar ainda mais o sabor do arroz, no momento de refogar a dica é adicionar especiarias como: canela em pau, pimentas secas, sementes de mostarda ou cravos da Índia.

Arroz carnaroli (muito usado na Itália) - Foto: Wordpress.com/Taleggio/Reprodução

O grão é ideal para a preparação de risotos ou acompanhar paellas, sopas e diversas sobremesas. Além de liberar uma pequena porção de amido durante o cozimento, o arroz italiano tem grãos largos e grandes que absorvem muito mais água e o sabor dos temperos, deixando a receita cremosa e soltinha, com textura amanteigada. Dica de uso: o risoto, para ficar ainda mais saboroso, pode ser acompanhado com frutos do mar ou legumes. Ainda, pode acrescentar temperos como açafrão ou ervas frescas.

Arroz aromático jasmine (muito usado na Tailândia) - Foto: Alodiathailand.com/Reprodução

Famoso por acompanhar pratos apimentados e frutos do mar, o arroz do tipo Jasmine, é mais delicado e perfumado do que os demais arrozes e é perfeito para diversificar as receitas da ceia. Dica de uso: o aroma pode ficar muito mais perfumado e saboroso, juntando um pau de canela ou pedaço de gengibre à agua do cozimento do arroz.

Agora, aprenda a fazer o tradicional arroz branco:

.