Revista Encontro

Bem-estar

Óleo e açúcar de coco: a nova moda da alimentação saudável

Eles são cheios de nutrientes, e, para quem gosta, ainda deixam um leve aroma de coco nas refeições

Da redação com assessorias
Preparar uma alimentação equilibrada e gostosa virou uma preocupação de muitas pessoas que desejam manter hábitos saudáveis e comer bem.
O óleo e o açúcar de coco são dois ingredientes produzidos de maneira rústica, sem adição de químicos, e que viraram moda entre as pessoas que querem benefícios para a saúde. Além disso, ainda dão um toque perfumado e especial aos pratos.

O óleo é feito com a polpa do coco, que é desidratada, sem ser adoçada, e em seguida é processada, dando uma consistência cremosa. Já o açúcar, é produzido a partir das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se em um caramelo espesso. Depois, o produto é triturado em pequenos cristais, ou seja, não passa pelo processo de refinamento, resultando em um açúcar mais grosso, com aspecto amarronzado e integral, mantendo suas vitaminas e minerais.

A nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, explica que esses alimentos trazem benefícios para nosso organismo. "O óleo de coco reforça o sistema imunológico e ainda ajuda a elevar o colesterol HDL (bom), reduzindo o risco de doenças cardíacas. Já o açúcar de coco possui o índice glicêmico mais baixo que os demais. Dessa maneira, a liberação de energia no organismo é muito mais lenta, evitando picos de glicose no sangue.
É uma boa opção para quem possui diabetes tipo 2", afirma a nutricionista.

O ideal, segundo a especialista, é consumir uma colher de sopa de óleo de coco por dia, que pode ser usada em preparações frias, como saladas, sucos de frutas e iogurtes, ou para cozinhar alimentos. Já o açúcar deve ser ingerido até uma colher de chá por dia  para adoçar bebidas e em receitas doces.

Aprenda abaixo duas receitas fáceis que levam esses ingredientes:

Molho para salada com óleo de coco

Ingredientes:


Modo de fazer:
 
Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora e, depois, guarde na geladeira. O molho pode ficar consistente sob refrigeração, por isso, retire da geladeira uma hora antes de servir.

Bolo de cacau funcional

Ingredientes:


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira – exceto às claras, bata elas em neve e adicione delicadamente por último. Depois, despeje em uma forma untada com óleo de coco e farinha de coco. Distribua coco ralado e os pedaços de chocolate pela massa. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Sirva quente..