Revista Encontro

Bem-estar

Linhaça dourada ou marrom, qual a melhor?

Na verdade, essas duas sementes são semelhantes em termos nutricionais e as variedades diferem apenas em relação ao sabor e textura

Da redação com assessorias
Uma pequena sementinha que está ganhando cada vez mais espaço nos hábitos de quem busca uma alimentação saudável e, consequentemente, uma vida melhor: a linhaça.
É muito comum surgir dúvida na hora de escolher o tipo dessa semente que melhor acompanha frutas in natura, iogurtes e vitaminas. Existem duas variedades, dourada e marrom, que apesar de semelhantes do ponto de vista nutricional, possuem diferenças quanto ao sabor e textura.

"As duas são ricas em ômega-3, que contribui para a memória e prevenção de doenças cardiovasculares. Ainda contêm lignanas, substâncias com propriedades anticancerígenas, que auxiliam, principalmente, na prevenção de câncer de mama e do cólon. Além disso, a vitamina E, presente na casca da linhaça, ajuda no combate ao envelhecimento precoce", explica a nutricionista Salucha Dainez, do Oba Hortifruti.

A dica para aproveitar melhor todos os benefícios da linhaça é moer a semente na hora do consumo ou antes de preparar as receitas. A nutricionista indica até duas colheres (de sopa) por dia, que podem ser ingeridas a qualquer hora.

Confira as diferenças dessas duas variedades:


Agora, aprenda três receitas fáceis e práticas que levam as nutritivas sementes:

Batido de frutas

Ingredientes:


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Bombom saudável

Ingredientes:


Modo de preparo:

Processe tudo no liquidificador e leve ao congelador por meia hora. Retire, recheie com uvas e morangos, modelando como bombom.

Pãozinho de frigideira

Ingredientes:


Modo de preparo:

Deixe a semente de linhaça dourada e o trigo sarraceno em grãos de molho, em recipientes separados, com o dobro da quantidade de grãos de água filtrada. Faça isso à noite, coloque tudo em um pote de vidro com tampa, feche bem e deixe fora da geladeira. No dia seguinte, você terá um gel. Acrescente a farinha de grão de bico, o açafrão, o sal, e tempero a gosto. A massa deve ter a consistência de um mingau, se necessário crescente um pouco mais de água. Aqueça uma frigideira antiaderente, jogue um pouco da massa, tampe a frigideira e deixe assar por 5 minutos em fogo baixo. Depois destampe e vire..