Revista Encontro

Curiosidade

Cientistas mostram qual é o jeito certo de se cortar uma pizza

Parece uma pesquisa inútil, não é? Mas, usar lógica matemática para servir a massa pode ser bem interessante

João Paulo Martins
Às vezes, os cientistas viram notícia ao apresentar para a comunidade pesquisas estranhas, que parecem até brincadeira.
É o caso de matemáticos da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, que trabalharam arduamente para mostrar a forma certa de se partir uma pizza. Segundo a pesquisa, devemos deixar de lado as famosas fatias triangulares.

Os pesquisadores Joel Haddley e Stephen Worsley utilizaram uma técnica composta por figuras geométricas monoédricas, em que estruturas repetidas, de mesmo tamanho, são agrupadas para formar um disco perfeito (tal qual os ladrilhos usados na arquitetura). Com isso, por meio de cálculo, eles dividiram uma pizza em seis pedaços curvos e, em seguida, reduziram cada fatia à metade, chegando a 12 formas matematicamente similares.

Confira abaixo as formas matemáticas sugeridas pelos cientistas para se fatiar uma pizza:
- Foto: Joel Haddley e Stephen Worsley/Reprodução

Usando esse método, que, em princípio, parece complicado, cada pessoa pode se servir de um pedaço de pizza de mesmo tamanho – apesar de que alguns não usufruirão da parte crocante da massa.

"Não tenho ideia se há outra aplicação para nosso trabalho, que não seja fatiar uma pizza. Apesar de que, matematicamente, não há limites", diz Joel Haddley ao portal de notícias científicas Science Times..