Revista Encontro

Receita

Aprenda a fazer um cupcake sem açúcar e sem glúten

O bolinho americano também pode ser uma opção saudável

Encontro Digital
Quem não gosta dos cupcakes, os famosos bolinhos americanos decorados, que podem ser recheados ou não? Essa guloseima, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, apesar de ser muito saborosa, também é um problema para quem quer emagrecer.

Um cupcake tradicional pode ter até 305 calorias a cada 100 gr do produto.

Além disso, quem é diabético ou intolerante ao glúten sofre ainda mais por ter poucas opções de cupcakes sem farinha e sem açúcar.

Pensando nisso, selecionamos uma receita prática e rápida, que é uma ótima opção para o lanche da tarde, e que não leva farinha de trigo nem açúcar.
Confira:

Ingredientes


Preparo

Misture todos os ingredientes secos (aveia, granola, fermento, sal e canela). Em um recipiente separado misture os ingredientes molhados (leite, ovo, essência de baunilha, óleo e as bananas amassadas). Por fim, junte os dois. A consistência final é bem molinha. O ideal é colocar naquelas forminhas de cupcake para a massa cozinhar melhor (pode ser tanto na descartável quanto na de alumínio ou silicone). Leve ao forno pré-aquecido e deixe por 25 minutos (o tempo pode ser maior, dependendo da potência do seu forno. Se acha que ainda está cru, pode deixar mais tempo.
Só tome cuidado para não queimar o fundo). Atenção para a massa. Ela não fica com a consistência de bolo, fica mais mole por causa da banana. Retire do forno e deixe esfriar. Você pode servir com frutas picadas e um pouco de mel.

(com site Criar e Crescer e Portal EBC).