Revista Encontro

Curiosidade

Hoje é o Dia do Pão de Queijo, sabia?

A iguaria típica de Minas Gerais teria surgido no século XVIII

Da redação com assessorias
Até hojem não existe uma informação oficial sobre a origem do pão de queijo.
Histórias que permanecem vivas no interior de Minas Gerais dão conta de que a receita original teria sido criada no estado em meados do século XVIII. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. Mas, independentemente da origem do produto que conquistou o Brasil, o que ninguém discorda é que a mistura de queijo, polvilho, leite, ovos, sal e manteiga, criada nas fazendas mineiras, quando todos se reuniam para fazer quitutes, se tornou um hábito de consumo irresistível.

"Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial no assamento, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas", lembra Maria Dalva Couto Mendonça, criadora da receita de pão do queijo que se transformou numa das marcas mais consumidas no país. O sucesso do produto é tão grande que ele possui até um dia só seu: 17 de agosto.

Dona Dalva, como é carinhosamente conhecida por todos, revela o segredo para se conquistar o gosto dos brasileiros: "Na minha opinião, o grande segredo é ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença", afirma a mineira.

Outro ponto positivo lembrado pela empresária em relação ao famoso pão de queijo, é que ele é livre de glúten e, por ser consumido assado, possui menos gordura, o que ajuda as pessoas que precisam manter o peso em dia.
Com todas essas qualidades, se for combinado com um bom café mineiro, fica impossível resistir, não acha?.