Revista Encontro

Ingrediente

Saiba mais sobre cinco variedades de banana

Nanica, prata, da terra, maçã e ouro. Confira as características destas frutas

Da redação com assessorias
Fruta tropical mais querida no Brasil, a banana é um dos alimentos mais versáteis da gastronomia e uma excelente fonte de nutrientes.
Ela é rica em potássio, mineral que auxilia no equilíbrio hídrico e contração muscular. Ainda contém vitamina C, que contribui para o combate ao envelhecimento precoce e auxilia na absorção de ferro pelo organismo. Além disso, possui triptofano, um aminoácido que ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor e a qualidade do sono.

Segundo a nutricionista Salucha Dainez, do Oba Hortifruti, a banana ainda verde tem mais uma vantagem. "Quando não está madura , ela é considerada um alimento funcional, pois contém bastante amido resistente na polpa, que, no intestino grosso, pode ser fermentado e produzir substâncias que estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Essas bactérias ajudam, entre outras coisas, a melhorar a absorção de nutrientes, o trânsito intestinal e a diminuir a absorção de açúcares e gorduras pelo organismo", afirma a especialista.

Mas, você sabe diferenciar a fruta quando vai no sacolão? Para ajudar, confira, abaixo, uma descrição dos cinco principais tipos de banana, incluindo as calorias (a cada 100 g da fruta):

.