Revista Encontro

Bem-estar

Será que tomar 'água de berinjela' em jejum emagrece?

Especialista fala sobre essa 'moda', comum entre aqueles que buscam uma suposta perda rápida de peso

Vinícius Andrade
Na luta para conseguir uma barriga "sequinha" e se livrar daqueles "pneuzinhos" indesejados, algumas pessoas recorrem ao consumo diário de "água de berinjela" – um alimento cada vez mais comum para quem deseja emagrecer de forma rápida.
Normalmente, o legume é cortado em rodelas ou cubos pequenos e jogado em uma jarra com um litro de água. A bebida fica na geladeira durante a noite e, pela manhã, é consumida em jejum, sem coar.

Muita gente utiliza a receita porque viu na internet ou recebeu o conselho de um amigo, mas não tem certeza se é uma boa alternativa. A reportagem ouviu a nutricionista Milene Cristina Henriques, mestre em ciência dos alimentos, para entender a suposta eficácia da bebida.

Segundo ela, a berinjela é um excelente alimento, rica em fibras e pouco calórica. Portanto, pode ser incluída em uma dieta para controle de peso. Porém, ela chama a atenção para o hábito alimentar adequado. "O consumo da água do vegetal não pode ser atribuído a resultados milagrosos. Como sempre, a dica é uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, e pobre em gorduras e produtos industrializados", recomenda a especialista.

Existe contraindicação?

A nutricionista não vê problema no consumo da "água de berinjela", a não ser quando a bebida substitui outros alimentos.
"A pessoa começa a tomar água de berinjela em jejum para obter um emagrecimento rápido, e acaba não fazendo uma refeição adequada", alerta Milene.

Ainda conforme a especialista, existem relatos de pessoas que fazem o consumo do líquido em quantidades exageradas e acabam sofrendo de enxaqueca, diarreia e dor abdominal. "Além disso, a 'água de berinjela' com limão pode causar dores ou desconfortos como azia e queimação para pessoas que possuem tendência a irritação gástrica, pelo consumo excessivo de ácidos", destaca Milene..