Revista Encontro

Bem-estar

Óleo de abacate é saudável e não perde suas qualidades quando aquecido

Ele é considerado um dos óleos mais nutritivos que existem. Confira três receitas rápidas e práticas com esse ingrediente

Da redação com assessorias
Preparar uma alimentação equilibrada e saborosa é uma preocupação constante de muitas pessoas que desejam manter hábitos saudáveis.
Por isso, a procura por óleos considerados funcionais tem aumentado a cada dia. Entre os vários tipos considerados benéficos, o de abacate é um dos que mais se destacam por não perder seus nutrientes quando é aquecido.

O óleo de abacate, derivado do fruto, possui algumas propriedades incomuns e exclusivamente saudáveis. É rico em vitamina E e gorduras insaturadas que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de conter mais proteína que qualquer outra fruta e mais potássio do que uma banana. Esse ingrediente também auxilia na prevenção de gripes e resfriados.

De acordo com a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti, o ideal é consumir uma colher de sopa de óleo de abacate por dia, podendo ser usado puro, em molhos para salada ou até em refogados. "Como é estável em altas temperaturas, o óleo de abacate pode substituir os outros, tradicionais, no preparo de pratos quentes. Ele também pode ser usado em frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes. Mas, é preciso ter atenção e certificar-se de usar óleo próprio para consumo", orienta a especialista, já que esse ingrediente também pode ser usado em cosméticos.

Confira, abaixo, três receitas fáceis que levam esse óleo saudável e bem versátil:

Smoothie de morango, banana e óleo de abacate
- Foto: Oba Hortifruti/Divulgação
Ingredientes:


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidi%uFB01cador e sirva em seguida.

Risoto de shitake com óleo de abacate
- Foto: Oba Hortifruti/Divulgação
Ingredientes:


Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o óleo de abacate, doure o alho e a cebola em fogo baixo.
Adicione o sal e pimenta e acrescente o arroz. Refogue e acrescente aproximadamente 350 ml de água e deixe cozinhar. Quando secar, adicione 200 ml de água e o shitake. Mexa até que a água seque novamente. Finalize adicionando salsinha e cebolinha.

Pescada ao molho de óleo de abacate
- Foto: Oba Hortifruti/Divulgação
Ingredientes:


Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal e grelhe com um fio do óleo de abacate em uma frigideira antiaderente até que fique dourado dos dois lados. Em um liquidificador, bata as nozes, o alho, o óleo de abacate, o suco de limão e o sal até formar uma mistura homogênea. Distribua o molho sobre o filé e sirva..