Revista Encontro

Bem-estar

Cafeína pode diminuir a percepção do sabor doce, diz estudo

Segundo os cientistas, o café afetaria um componente do cérebro que é responsável pela sensação de doce

Vinícius Andrade
O café está entre as bebidas mais consumidas do mundo.
Talvez esse seja o motivo de tantas pesquisas relacionadas ao famoso grão torrado. Enquanto alguns estudos mostram que ele pode aumentar a expectativa de vida, outros associam o consumo excessivo do líquido a transtornos mentais. Recentemente, um novo trabalho descobriu que a ingestão do café afeta nossa percepção de sabor, especialmente o doce.

O estudo realizado por cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e publicado no periódico científico Journal of Food Science, descobriu que a cafeína afeta a atuação da adenosina no cérebro e, consequentemente, diminui a capacidade de sentir o gosto doce dos alimentos. Isto, por sua vez, poderia despertar o desejo pelo consumo de mais açúcar, segundo os pesquisadores americanos.

Na elaboração do estudo, 107 pessoas foram convidadas a beber uma xícara de café. De forma aleatória, os participantes foram divididos em dois grupos. Uma parte tomou a bebida descafeinada e a outra ingeriu o líquido com cafeína. Ambos foram adoçados igualmente.
Os voluntários do grupo cafeinado disseram que suas bebidas estavam menos doce em comparação com as dos outros participantes. Talvez isso explique a vontade de comer um biscoito, um bolo, ou um pedacinho de chocolate quando estamos tomando café.

A pesquisa, no entanto, ainda precisa de mais avaliações para se tornar conclusiva. O estudo, por exemplo, não prova se o consumo de café leva as pessoas a buscarem alimentos mais doces..