Revista Encontro

Bem-estar

Sabia que existem alimentos com ação anabolizante?

Uma dieta adequada pode ajudar o corpo na produção e manutenção dos músculos

Da redação com assessorias
Quem costuma frequentar academia de ginástica sabe que os músculos não surgem do dia para noite e dependem, sobretudo, de treino regular, repouso e boa alimentação.
Por isso, é preciso ter cudiado para não cair na tentação dos esteroides anabolizantes, substâncias extremamente perigosas, amplamente conhecidas por aumentar a performance e os resultados dos treinos, porém, a um custo bem elevado: o comprometimento da saúde.

Contudo, existem caminhos para o desenvolvimento muscular sem cair em armadilhas. Uma alternativa é fortalecer a dieta com alimentos pró-hormonais, em especial aqueles capazes de aumentar a secreção de testosterona e de GH (hormônio do crescimento). De efeito anabolizante, esses hormônios são indispensáveis para que o corpo consiga progredir no ganho de força e de massa magra.

Embora muitas pessoas associem o termo unicamente às chamadas "bombas", anabolizantes podem ser, na realidade, substâncias variadas, inclusive alimentos. O conceito, na verdade, está ligado ao anabolismo – estado no qual o corpo constrói e/ou aumenta o nível de massa magra. Portanto, anabolizantes são substâncias capazes de beneficiar a construção muscular. Já as controversas "bombas" são, especificamente, esteroides – hormônios anabólicos sintéticos capazes de propiciar um ganho de massa acelerado e eficiente, porém, com efeitos colaterais extremamente danosos, quando usados de maneira indiscriminada.

Conforme explica o nutricionista esportivo William Ribeiro, consultor da Nature Center, nutrientes anabolizantes são indispensáveis no cardápio de quem deseja melhorar os resultados dos treinos "Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde", afirma o especialista.


A ideia pode parecer estranha, mas, de acordo com o nutricionista, existem, sim, anabolizantes naturais, que são mais comuns do que se imagina.
"Todos os processos metabólicos do nosso corpo dependem de uma boa oferta de nutrientes, afinal, eles são a matéria prima fundamental para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, o que comemos pode influenciar na secreção de hormônios anabólicos, como a testosterona, o GH, o IGF-1 e muitos outros", diz William Ribeiro.

O especialista cita alguns nutrientes que possuem função anabolizante:

.