Revista Encontro

Internacional

KFC fecha centenas de lojas no Reino Unido

As franquias estão desabastecidas do famoso frango frito

João Paulo Martins
Uma ação da famosa lanchonete especializada em frango frito, a Kentucky Fried Chicken (KFC), no Reino Unido, está revoltando os consumidores britânicos.
Isso porque a franquia americana decidiu fechar mais da metade de seus 900 restaurantes espalhados pela ilha em meados de fevereiro. A desculpa seria um problema na logística na distribuição dos pedaços de frango.

Conforme um assessor do KFC informou à rede britânica de notícias BBC, a rede de lanchonetes decidiu passar a usar a transportadora alemã DHL para a entrega de seus produtos às lojas de todo o Reino Unido. Porém, isso acabou gerando uma falta do frango e o consequente fechamento de diversos pontos de venda. Infelizmente, para tristeza de muitos britânicos, a empresa americana não sabe dizer quando os problemas de entrega serão corrigidos.

A franquia, que leva o rosto de seu fundador, o Coronel Sanders, como símbolo, estaria até encorajando os trabalhadores das lanchonetes desativadas a tirarem férias. "As nossas equipes estão trabalhando para recuperar o sistema o mais rápido possível, mas é muito cedo para dizer quanto tempo demorará para conseguirmos recuperar o atraso", comenta o porta-voz à BBC.

No Twitter, o KFC fez uma publicação oficial, dizendo que é uma tarefa árdua distribuir seus pedaços de frango pelas 900 lojas espalhadas pelo Reino Unido. O texto informa que muitas lojas fecharam, enquanto outras estão trabalhando com menu reduzido ou ficam abertas menos tempo. "Um viva às nossas equipes de restaurante, que estão trabalhando a todo vapor para nos colocar de volta nos trilhos", diz o texto publicado pela rede de franquias em sua conta dedicada ao Reino Unido e à Irlanda no Twitter.
Para sorte dos irlandeses, suas lojas do KFC estão funcionando normalmente.

Vale dizer que 80% dos estabelecimentos da principal marca americana de frango frito são terceirizados (franqueados). Incluindo no Brasil, cuja operação não foi afetada por esse problema de logística.

Antes da mudança de transportadora, o KFC usava a o grupo Bidvest, da África do Sul, para fazer a entrega de seus produtos para as lojas da ilha.

Procurada pela BBC, a DHL esclareceu que "devido a problemas operacionais, várias entregas nos últimos dias ficaram incompletas ou atrasadas. Estamos trabalhando com os nossos parceiros, KFC e QSL , para corrigir a situação, que estamos tratando como prioridade e pedimos desculpas por qualquer inconveniente".
Muitos clientes britânicos que se dirigiram a várias lojas do KFC encontraram as portas fechadas - Foto: Dn.pt/Reprodução.