Revista Encontro

Bem-estar

Pão assado e batata frita podem ter substância cancerígena

Alimentos ricos em amido são danosos quando fritos ou assados, diz professor da USP

João Paulo Martins
Quem não gosta de comer um pão na chapa com um cafezinho recém coado? Pois é, esse hábito, até então considerado inofensivo, pode representar um risco para a saúde.
Tudo por causa de uma substância possivelmente cancerígena, chamada acrilamida, que é formada quando alimentos ricos em amido são cozidos, assados ou fritos.

A acrilamida foi responsável por causar câncer em diversos animais da Europa e dos Estados Unidos, principalmente na década de 1990, informa o professor Ulysses Ribeiro Júnior, da Faculdade de Medicina da USP. Recentemente, continua o especialista, um juiz da Califórnia determinou que diversos estabelecimentos alertassem seus consumidores sobre a presença da acrilamida no café e em outros produtos.

O professor esclarece que alguns tipos de alimentos – principalmente aqueles que misturam aminoácidos, açúcares e algumas gorduras –, quando expostos a altas temperaturas, desenvolvem uma reação química associada à água que é capaz de produzir a acrilamida. "Principalmente quando são assados por muito tempo, como é o caso do pão. A própria Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classifica a acrilamida no grupo 2A, que traz produtos considerados prováveis carcinógenos. Mas, temos que ter uma preocupação a mais com essa substância", comenta Ulysses Ribeiro em entrevista para a Rádio USP.

Ainda conforme o cientista, no meio industrial, curiosamente, esse componente químico é usado para fins benéficos, especialmente no tratamento da água de reuso e para consumo da população. "Ela não é totalmente nociva, a não ser quando surge nos produtos de forma descontrolada", completa o especialista.

De todo modo, para evitar problemas à saúde, Ulysses recomenda cautela no consumo em excesso de produtos que contenham amido, principalmente quando são aquecidos, como pães e batata. No café da manhã, o ideal é apenas aquecer o pãozinho, caso seja da vontade da pessoa, e evitar assá-lo até "torrar".

Portanto, vale ressaltar que uma dieta balanceada, sempre privilegiando frutas, legumes e verduras, em detrimento da ingestão abusiva de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos, pode favorecer a prevenção de problemas causados por essa substância cancerígena.

(com Rádio USP).