Revista Encontro

Bem-estar

Frutas secas são saudáveis se consumidas de forma adequada

Elas são ricas em fibras, vitaminas, mas também muito açúcar

João Paulo Martins
Apesar de não serem unanimidade, as frutas secas são saborosas, práticas e, para muitos, sinônimo de alimentação saudável.
Mas esse snack pode não ser tão amigo da saúde quanto se pensa.

De acordo com a nutricionista americana Keri Glassman, consultora da revista Women's Health, as frutas desidratadas são ricas em fibras e vitaminas, muitas delas com efeito antioxidante. "Mas por causa da falta de umidade, seu conteúdo é muito mais concentrado. Isso inclui fibras, que, embora sejam boas para você, podem causar cãibras e inchaços, especialmente se você não está acostumado a consumir esse produto", revela a especialista para a publicação especializada no mundo fitness.

Outro ponto importante é que alimentos como passas, ameixas secas, tâmaras e damasco seco, também são repletos de açúcar. Portanto, são muitas calorias em pequenas porções. "Mesmo as frutas 'sem açúcar', mais recomendas, têm açúcares que nem sempre são fáceis de digerir em grandes quantidades. Para piorar as coisas, os sulfitos podem causar diarreia e dores de cabeça em alguns. Procure por frutas secas livres de sulfito", recomenda Glassman.

Ainda assim, de acordo com a nutricionista o uso adequado da fruta desidratada pode ser uma ótima alternativa para doces e lanches menos nutritivos.
"Se você gosta de batatas fritas, experimente frutas assadas ou liofilizadas para um alimento bem crocante", indica a especialista à Women's Health.

Abaixo, Keri Glassman dá algumas dicas para consumir frutas secas de maneira certa:

.