Revista Encontro

Bem-estar

Lavar os alimentos funciona mesmo?

Entenda como a higienização de vegetais favorece nossa saúde

Marcelo Fraga
- Foto: Pixabay

Desde pequenos aprendemos que só devemos consumir frutas, verduras e legumes (hortifruti) depois de lavá-los muito bem. Isso porque vegetais que não estejam devidamente higienizados podem levar para dentro do corpo micro-organismos nocivos à saúde. Afinal, a maior parte desses alimentos percorre um longo caminho até nossa casa, passando por lugares potencialmente sujos e sendo manipulados por diversas mãos.

Com isso, frutas e verduras podem ser contaminados por inúmeros germes causadores de doenças, como o norovírus. De acordo com matéria publicada no site da revista americana Men's Health esse patógeno é o principal responsável por infecções provenientes da alimentação, sendo náusea, vômito, dor de estômago e diarreia os principais sintomas. Levando em conta esse risco, lavar os alimentos pode nos livrar de doenças graves?

A boa notícia é que ao higienizar corretamente os hortifruti, os vegetais ficam livres de micro-organismos nocivos como o norovírus, e também de riscos físicos, como poeira, terra e até pequenos animais que podem estar presentes neles, como rãs, cobras e vermes, conforme a Men's Health.

Por outro lado, o site alerta que existem outros perigos invisíveis nos vegetais que não são removidos com a higienização. "Micro-organismos na camada externa de frutas, verduras e legumes podem ser eliminados quando lavados, porém, se vírus e bactérias tiverem penetrado no alimento ou formarem um tipo de comunidade bilógica chamada biofilme, é muito difícil eliminá-los", esclarece Brendan Niemira, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em entrevista à revista americana.

Um exemplo de patógeno que não é eliminado no processo de higienização de frutas, verduras e legumes é a bactéria E.coli (Escherichia coli). Como mostra um texto publicado na página do renomado médico Drauzio Varella, esse micro-organismo, pode se instalar no sitema renal, causando uma doença chamada pielonefrite – inflamação grave que pode comprometer seriamente o funcionamento dos rins. Os principais sintomas de uma infecção por E.coli são febre, calafrios, sudoreses, náusea, vômito, dor lombar, dor pélvica e presença de sangue ou pus na urina.

Confira, abaixo, algumas dicas de limpeza de frutas, verduras e legumes:


Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde.