Revista Encontro

Educação

Le Cordon Bleu abre filial no Rio de Janeiro

Famosa escola de culinária francesa possui, agora, duas unidades no Brasil

Encontro Digital
Um curso de 12 meses numa filial brasileira da famosa escola francesa de culinária Le Cordon Bleu pode custar até R$ 40 mil - Foto: Le Cordon Bleu/Divulgação

Para quem acompanha o reality show gastronômico Masterchef, exibido pela Rede Bandeirantes, conhece bem a conceituada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, que tem sede em Paris e filiais em várias partes do mundo, Nesta quinta, dia 4 de outubro, a instituição acaba de inaugurar uma nova unidade na cidade do Rio de Janeiro.

A sede carioca de dois andares fica no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio, e conta com seis cozinhas profissionais e um restaurante de aplicação. Esta é a segunda filial da Le Cordon Bleu no Brasil, já que em maio deste ano eles abriram uma escola em São Paulo, na Vila Madalena.

A grande novidade da unidade carioca é a oferta de 10 bolsas de estudos integrais a alunos de baixa renda que estejam estudando na rede pública estadual. A ação foi uma parceria entre a instituição francesa e o governo do Rio, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

"É um somatório de forças que vai possibilitar aos jovens que vão estudar aqui uma oportunidade única. É um curso que é caro para qualquer padrão do mundo e eles terão essa experiência gratuitamente. Vão sair chefes renomados, podendo até ensinar para outras pessoas", diz o governador Luiz Fernando Pezão em coletiva de imprensa.

Os bolsistas foram avaliados por meio de provas objetivas de Português, Matemática e de um teste de aptidão técnica aplicado pela Le Cordon Bleu. Os aprovados já foram selecionados e iniciaram as aulas no curso Diplôme Cordotec, com 12 meses de duração. Para não bolsistas, o mesmo curso custa cerca de R$ 40 mil.

(com Agência Brasil).