Revista Encontro

Curiosidade

Tire dúvidas sobre azeite

Será que acidez influencia a qualidade do óleo de oliva?

Da redação com assessorias
- Foto: Pixabay

Seja como o toque final de saladas e de massas, seja como ingrediente indispensável no preparo de inúmeros pratos, o azeite está presente na vida de muitos brasileiros.

Apesar de ser um aliado da saúde, praticamente um sinônimo de refeição saudável, o óleo extraído da azeitona ainda gera algumas dúvidas em relação a suas características. Por exemplo, o produto com menor taxa de acideez é o mais recomendado?

Quem tira essas e outras dúvidas ligadas ao azeite é a tradicional marca portuguesa Gallo:

O azeite pode ser usado em frituras?
Segundo a empresa, o óleo de oliva é a gordura mais estável e resistente a altas temperaturas, além de ser saudável. "Ele não perde suas características de saudabilidade ao ser aquecido", informa a fabricante portuguesa.

A qualidade do azeite é medida pela acidez?
"Não, isso é mito. A acidez é apenas um dos parâmetros de qualidade e não sua determinante. A acidez não tem cheiro, cor ou sabor e representa a proporção de ácidos graxos livres presentes no azeite", eslcarece a Gallo. A empresa lembra que existem azeites extra virgem com perfis diferentes de sabor, ainda que contenham o mesmo grau de acidez. O importante é escolher um produto de qualidade.

O produto perde qualidade se estiver acondicionado em vidro claro?
A exposição direta do azeite à luz causa degradação dos ácidos graxos e demais componentes antioxidantes encontrados no produto, além de afetar seu sabor e aroma, de acordo com a Gallo. "Porém, não é somente o efeito da luz que oxida e degrada o azeite, o contato direto com o calor e ar também prejudicam a sua qualidade.
Por isso, não é recomendado deixar o azeite aberto e nem próximo a fontes de calor".

Qual é a azeite mais saudável, tipo único ou extra virgem?
"Ambos os azeites são saudáveis e 100% naturais, resultantes unicamente do suco da azeitona". Normalmente, o óleo de oliva tipo único é mais recomendado para frituras e refogas. "Já o azeite extra virgem é recomendado para e finalizações, podendo também ser utilizado para os preparos do dia a dia. A recomendação é experimentar e escolher qual sabor mais agrada o paladar e melhor combina com a receita", diz a empresa portuguesa.

A cor influencia a qualidade do produto?
"A coloração do azeite depende do processo de maturação da azeitona utilizada em sua produção. Quanto mais nova é a azeitona, mais verde será o azeite e quanto mais madura, mais amarelado, ou dourado será. A cor alaranjada é proveniente de uma azeitona de baixa qualidade ou quando o azeite fica em contato com luz ou calor", esclarece a Gallo.

Azeite tem prazo de validade?
De acordo com a empresa, apesar de muitos produtos terem validade de 18 meses, se for mantido em local seco,  longe de fonte de calor e devidamente fechado, caso seja ingerido após esse prazo, não fará mal para a saúde, mas perderá sabor e aroma..