Revista Encontro

Comportamento

Médica diz que não precisamos de produtos animais

Especialista americana é 100% favorável ao veganismo

João Paulo Martins
- Foto: Pixabay

Normalmente, uma pessoa se torna vegetariana ou vegana por opção, seja religiosa, seja ideológica. Porém, ainda existe muita discussão acerca dos benefícios ou malefícios para a saúde dessas dietas livres de produtos animais. De acordo com a cardiologista americana Danielle Belardo, membro da Câmara Americana de Medicina Interna, não há dados científicos que comprovem que carnes e laticínios ajudam na longevidade.

Em entrevista ao podcast (programa audiofônico online) Plant Based News, a especialista defende a nutrição baseada em plantas como forma de prevenir e reverter doenças cardíacas, além dos cuidados cardiovasculares tradicionais, como a prática regular de exercícios.

"Não há dados. Existem zero pesquisas que mostram que qualquer produto animal nos faz viver mais. Não há dados que comprovem que os produtos animais previnem o câncer e as doenças cardíacas ou que ajudam na longevidade. Não temos dados para nos mostrar que precisamos de produtos de origem animal. Temos apenas dados negativos associados a doenças crônicas, hipertensão, diabetes e artéria coronária entupida", comenta Danielle Belardo ao podcast divulgado na última terça, dia 2 de abril.

Questionada se as pessoas, de alguma forma, necessitam de carnes ou laticínios, a cardiologista americana foi enfática: "Não". "Espero que o mundo seja 100% vegano? Claro, eu adoraria isso.
Isso me faria feliz. Mas quando estou aconselhando pacientes uso uma abordagem mais cuidadosa, porque existem muitas pesqusias que apontam que as pessoas estão prontas para mudar. Você tem que abordá-los de uma maneira calma e acessível, avaliando o quanto os pacientes estão prontos", completa a especialista.

Vale dizer que a médica é vegana e uma defensora das dietas unicamente baseadas em plantas. De acordo com ela, desde pequena se mostrava preocupada com o bem-estar dos animais.
.