Revista Encontro

GASTRÔ

Cafés especiais mineiros são lançados no Verdemar

Campeões de concurso da Emater 2018 formam a nova linha da rede de supermercados

Marina Dias
Para Gustavo Laterza, da Emater, o café é o primeiro item de exportação do agronegócio mineiro e segundo item geral, atrás apenas da mineração - Foto: PixabayA rede de supermercados Verdemar lança nesta terça-feira (dia 25) uma linha especial de cafés com produtos premiados no Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais 2018, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).
Serão sete cafés comercializados pela rede, oriundos de três das quatro regiões produtoras mineiras. Segundo o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni, quando ele foi convidado para comparecer ao dia da premiação, não tinha esse projeto já elaborado, mas se impressionou tanto com a qualidade que já abordou os produtores na ocasião, no intuito de comprar os lotes. “É uma forma de divulgar o café mineiro. A nossa proposta está dentro do conceito Verdemar de valorizar a experiência gastronômica, queremos aguçar a curiosidade de nossos clientes quanto aos cafés especiais”, explica. “Vamos chegar ao ponto em que o café será como o vinho, nesse sentido.”
  O vice-governador (ao centro, de terno e gravata) com produtores premiados e o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni (ao fundo) - Foto: Marina Dias/Encontro
O concurso da Emater do ano passado, que foi a 15ª edição, recebeu quase 2.000 amostras a serem avaliadas e, segundo o diretor-presidente da entidade, Gustavo Laterza, é o maior concurso de qualidade de café do mundo. “O café é o primeiro item de exportação do agronegócio mineiro e segundo item geral, atrás apenas da mineração”, diz Gustavo. “São 447 municípios no estado que o cultivam.
É preciso valorizar isso.” Além de avaliar os cafés, a Emater também dá atendimento técnico e faz o detalhamento de cada produto, além de dar assistência aos produtores. 

O campeão geral de Minas, Josias Gomes, da região Matas de Minas, ficou emocionado com o lançamentos dos produtos. Seu café é um arábica catuaí vermelho e amarelo do tipo natural, e é feito em sua pequena propriedade na cidade de Espera Feliz. “Fazer café especial não é para qualquer um. Não é um café qualquer também. Chegar aqui e ver todo mundo tomar o produto que eu fiz é uma honra”, diz. Além de Seu Josias, da mesma região, faz parte da linha especial o 2º lugar na categoria cereja descascado, de produção de Horário Antônio de Moura, de Simonésia. Do Cerrado, entraram o 1º lugar na categoria natural, de produção de José Carlos Grossi Segundo, da cidade de Patrocínio, e o 1º lugar na categoria cereja descascado, de João Domingos da Silva, de Campos Altos. Representam o Sul de Minas o 1º lugar na categoria natural, de Leandro Cristiano da Silva Castro, da cidade de Bueno Brandão, o 1º lugar na categoria cereja descascado, Marcelo Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso, e o 2º lugar na categoria natural, José Paulo Borges, de São Gonçalo do Sapucaí. 
  Os campeões à venda nos supermercados Verdemar: sete cafés de três regiões produtoras mineiras - Foto: Marina Dias/Encontro
A expectativa, segundo Alexandre Poni, é de sucesso da nova linha, que já está nas lojas da rede. “Compramos 65 sacas, o que significa que temos 10 mil pacotes de café para vender”, diz. Ele conta que planeja fazer a final do concurso de 2019 da Emater-MG no Verdemar, e também fazer lançamentos do mesmo tipo de outros produtos, como os queijos mineiros.
.