Revista Encontro

BEM-ESTAR

Saiba quais são os tipos de sal e suas características

Conheça a variedade do tempero, que, assim como o açúcar, é essencial na culinária e na vida das pessoas

Vinícius Andrade
Sal rosa do Himalaia, sal negro, light, defumado, são muitas as variedades desse tempero, que merece atenção na hora de ser usado, para não causar sérios problemas de saúde - Foto: Pixabay
Ele não costuma ser visto nos alimentos, mas sua presença faz toda a diferença no sabor da comida. Se for usado em exagero, pode estragar tudo. Se for deixado de lado, o alimento fica sem graça. Ingrediente indispensável para um bom cozinheiro, o sal deve ser utilizado de forma moderada. O que muitos não sabem é que ele também possui versões coloridas, como o sal rosa, o negro e o defumado.

Segundo a nutricionista Milene Cristina Henriques, professora da PUC Minas, você pode escolher o tipo preferido, desde que seja numa quantidade pequena. "A recomendação do consumo de sal é de cinco gramas por dia. O problema é que brasileiro come, em média, 15 gramas.  Para quem tem hipertensão, o recomendado é usar o sal ligth, o marinho ou o líquido. Se a pessoa não tem nenhum problema, pode usar o sal de cozinha, porque ele é bem mais barato.
Mas, é preciso ficar atento à quantidade", alerta a especialista.

Conheça os diferentes tipos de sal e suas características, segundo a nutricionista Milene Cristina:

*Publicado originalmente em: 19/08/2015.