Com quase 500 quilômetros de extensão, a Serra da Mantiqueira se divide entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Dos seus 24 municípios, 60% estão em território mineiro. O Sul do estado, conhecido pelos turistas por suas estâncias de águas minerais, oferece também um roteiro gastronômico riquíssimo. Gente que veio de longe ou que nasceu ali e não abandona suas raízes ganha a vida plantando, produzindo e criando uma terra de oportunidades. "Não trabalho com mercadoria, mas com alimento", afirma o publicitário Alê Mattar, que trocou São Paulo por Aiuruoca, onde fabrica geleias orgânicas. Não à toa, é da região que saem os melhores cafés do mundo. Em Cristina, município com pouco mais de 10 mil habitantes, está o produtor Sebastião Afonso da Silva, que levou a Cup of Excellence, o Oscar do universo cafeeiro, com seu café cultivado a 1,3 mil metros de altitude.
A pouco mais de 100 quilômetros de Cristina está Alagoa. O município - com praça, igreja e coreto, como toda cidade do interior que se preze - entrou no mapa gastronômico graças ao queijo artesanal feito ali. Preparado com leite cru, ele lembra o sabor de parmesão um pouco mais leve. Figura conhecida pelas ruas do lugarejo é Osvaldo Martins, o Osvaldinho, que em 2009 criou o primeiro e-comerce queijeiro do país. Nos dois primeiros meses de empresa, Osvaldinho - que trabalha com cerca de 10 produtores locais, entre convidados e fixos - vendeu três peças. "E eu achei que estava indo muito bem", diz ele, que atualmente comercializa mais de uma tonelada por mês e, graças ao movimento pela web, a pequena agência do Correio se mantém ativa na cidade de 2.700 moradores.
Queijo, na verdade, é o que não falta. A Serra da Mantiqueira fabrica um queijo com características muito distintas. "Há uma forte influência de países como Inglaterra, Dinamarca e Noruega. As receitas não são de matriz portuguesa, como acontece no Serro e na Canastra, por exemplo", explica o chef e professor Edson Puiati. Muitos investem na fabricação de queijos finos como emmental, gouda, gorgonzola e gruyère. O Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas é feito por nove municípios. São 209 produtores que fazem aproximadamente 3,2 toneladas de queijo, por dia.
E é nas entranhas da Mantiqueira que vem crescendo a olhos nus a produção do azeite. Para muitos especialistas, o novo ouro dourado das Gerais. Atualmente, são quase 180 produtores espalhados entre Rio, São Paulo e Minas. Em 2018, a produção da região foi de 80 mil litros. O empresário Nélio Weiss plantou seu primeiro olival em 2011 e, hoje, tem 6 mil árvores com oito diferentes variedades de azeitonas. "Por aqui, temos o clima e o terroir perfeito com o solo arenoso e inclinado, o que facilita o escoamento da água", diz.
E ainda tem cachaça, cerveja, doces... Para quem gosta de comer bem, a Serra da Mantiqueira é um terreno a ser devorado. Não tenha medo do chão de barro, das estradas de terra, da falta de wi-fi. Vá. Deixe o tempo passar devagar; ande no meio dessa gente que valoriza o tacho de cobre, o café coado. Que sabe o valor do quintal, que nunca deixa de ter sobre a mesa um pedaço de queijo ou broa fresquinha. Gente que se reúne ao redor do fogão a lenha para falar da vida e que sabe se o frio está chegando só de olhar o céu.
Muitos produtores locais são pequeninos e não trabalham com visitação guiada. Mas vale a pena bater palma na porta e pedir licença para conhecer o trabalho. Para facilitar sua vida, fizemos um roteiro com alguns programas imperdíveis na região.
Cruzília
Contato: (35) 99987-1756
Aiuruoca
Contato: www.olibi.com.br / (35) 99983-0957
Vale do Matutu (Aiuruoca)
Contato: www.tiairaci.com.br / (35) 99844-5212
Contato: (35) 99939-1705
Alagoa
Contato: www.queijodaalagoa.com.br / (35) 99885-6638
São Lourenço
Contato: (35) 3331-1608
- Foto: Carolina Daher/EncontroSão mais de 150 sabores de doces fabricados pela fábrica, que existe desde 1983. Com uma loja pertinho do Parque das Águas, a São Lourenço oferece aos visitantes a chance de degustar os doces antes de encher a cestinha de compras. Além dos tradicionais, a marca conta com produtos sem glúten, sem lactose e diet. O doce de leite é o mais vendido e também pode ser encontrado na versão tablete. Nas prateleiras, ainda é possível encontrar compotas de frutas, como figo, laranja, pêssego e goiaba.
Contato: www.docessaolourenco.com.br / (35) 3332-3288
A Unique Store oferece cafés coados na hora em diversos métodos de extração: coador de pano, expresso, french press, chemez, kalita, hario V60, aeropress, além de drinques à base de café. Dividindo espaço com a cafeteria há uma lojinha com cafés especiais e outras
com produtos para presentear. O mais legal, no entanto, é o serviço Do Pé à Xícara. Acompanhado de um especialista, o turista visita a lavoura de um dos melhores cafés do mundo, tem uma aula sobre processo
de produção e ainda acompanha a torra dos grãos. Uma degustação encerra o passeio.
Contato: www.uniquecafes.com.br / (35) 3331-1086
Soledade de Minas
Há quase três décadas. Vicente Marin começou a fazer queijo com leite de vaca. Para se diferenciar da concorrência, viajou pelo mundo em busca de novos caminhos. Veio de Israel a ideia de trabalhar
com o leite de ovelha. A partir de 2012, o Val di Fiemme virou uma referência do assunto. O grande estaque
da marca é o neve. Envolto em mofo branco - o mesmo usado no brie, por exemplo - é macio e extremamente cremoso. Há ainda as versões recheadas de nozes, pimenta e vinho. Além do queijo de ovelha, o latícinio ainda produz queijos de cabra e vaca.
Contato: www.valdifiemme.com.br / (35) 99800-3437
Itajubá
Contato: www.musaagro.com.br / (35) 98810-1293
Delfim Moreira
com truta. Combinando com antecedência, dá até para provar uma moqueca preparada especialmente com o peixe.
Contato: (35) 99927-3420
Santa Rita do Sapucaí
Contato: (35) 99827-9600
Essa reportagem integra o especial Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019. Clique aqui e conheça os estabelecimentos e profissionais da gastronomia da cidade que foram premiados nessa edição
.
Essa reportagem integra o especial Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019. Clique aqui e conheça os estabelecimentos e profissionais da gastronomia da cidade que foram premiados nessa edição