Especialidades Tizé: chorizo, picanha, cebola branca assada, pão de alho, linguiça, batata gratinada, tomate cereja, torresmo e farofa de jiló - Foto: Paulo Márcio/EncontroCozinha italiana, contemporânea, japonesa, fusion… Se o Lourdes é hoje um polo gastronômico, isso se deve, em parte, ao esforço de seus pioneiros. Um desses desbravadores é o Tizé – um bar charmoso, de paredes pintadas de amarelo aberto em 1967. O estabelecimento era tocado, até 2007, pela figura folclórica que emprestou o seu nome ao letreiro. Mas o Tizé pendurou o avental e passou o ponto. A tradição boêmia, no entanto, segue viva, sob nova direção, de segunda a segunda.
Recentemente, o cardápio da casa foi repaginado, seguindo a moda da culinária mineira. "Os nossos pratos agora vão acompanhados de um ‘queridinho’: guarnições planejadas para ser um comfort food", conta Robson Tizé, gerente geral do bar. Carro-chefe da casa, o Especialidades Tizé, composta por um conjunto de picanha, chorizo, linguiça e torresmo, é servida com batata gratinada, farofa de jiló e vinagrete da casa. Três queridinhos, tanto no cardápio quanto na tradição da nossa cozinha.
"As guarnições também acompanham alguns dos nossos petiscos. O cliente adora, afi nal, são dois pratos em um", diz o gerente. Tira gosto preferido da casa, o torresmo de barriga com caramelo de limão capeta chega na mesa do cliente junto de uma porção de feijão tropeiro, dupla que dispensa comentários.
Os gerentes Robson Bernardino e Robson Tizé: o boteco antigão recebeu uma repaginada para não fi car atrás de seus vizinhos de bairro - Foto: Paulo Márcio/EncontroAssim como os pratos e a cerveja sempre geladíssima, o ambiente é um ingrediente fundamental na hora de definir o que é um bom barzinho. A nova direção também deu uma repaginada no próprio Tizé. "Era um botequim bem antigão. Nós renovamos ele, com uma pegada mais jovem, para se posicionar melhor no mercado de botecos do Lourdes", afirma o gerente. Outro componente crucial para o bom funcionamento está no próprio bairro que abriga a casa. "Por aqui, é muito seguro! O bar é um local para se viver bons momentos, e cuidar das pessoas é crucial passar um tempo agradável e sem preocupações".
R. Curitiba, 2.205, Lourdes, (31) 3654-7412. Seg a qui: 17h/0h. sex.: 17h/01h; sab.: 12h/01h; dom.: 12h/22h30.
.