O 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais fica com inscrições abertas até o dia 15/8. Elas devem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios locais da Emater-MG. No ato da inscrição, é necessário apresentar a documentação exigida e preencher um formulário. O regulamento do concurso está disponível neste site.
A produção de queijos artesanais é uma herança do período colonial. Transformar o leite em queijo sempre foi uma estratégia para fazer com que esse alimento pudesse ser transportado e armazenado durante longas jornadas. O uso do leite cru, característica típica da iguaria artesanal, imprime personalidade aos queijos. O leite carrega consigo as bactérias lácteas que existem no ambiente em que é produzido.
Os queijos artesanais expressam o terroir e a tradição da região em que é produzido, a partir do conhecimento passado de geração em geração. O relevo, a altitude, a vegetação e até a alimentação dos animais também interferem no sabor, na textura e aroma dos queijos.
. Categorias
Nesta edição do concurso, poderão ser inscritos queijos em cinco categorias: Queijo Minas Artesanal – QMA (maturação até 30 dias), Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural, que conta com presença de fungos brancos em toda a superfície (maturação até 60 dias), Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias), Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 50 dias) e Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais e defumados).
. Existem dez regiões no estado caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA): Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.
. Já as regiões de Alagoa e Mantiqueira de Minas também são reconhecidas como produtoras de queijos artesanais, mas com características distintas do QMA e, por isso, concorrem em categorias diferentes.
. O concurso é voltado para estabelecimentos dos queijos artesanais que possuam registro em serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) e que tenham sido classificados nos concursos regionais das áreas caracterizadas. No caso dos estabelecimentos de QMA que não fazem parte das regiões caracterizadas, podem participar os produtos que estejam legalizados.
. Etapas do concurso e premiação
Após as inscrições, as amostras devem ser entregues até 1/9 de 2025 nos escritórios locais da Emater-MG, ou diretamente à comissão organizadora em Itanhandu, no dia 3/9. O julgamento será realizado no dia 4/9 na cidade, que fica na região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas.
O processo de avaliação será conduzido por jurados experientes, que atribuirão notas com base em critérios como apresentação externa, cor, apresentação interna, consistência, aroma e sabor. Os cinco melhores queijos de cada categoria receberão troféus, e todos os produtores inscritos ganharão certificado de participação.
A solenidade de anúncio dos vencedores e premiação também será em Itanhandu, no dia 13/9.
.