Os estabelecimentos Mercearia Pérola do Atlântico, Bar e Leiteria Casa Branca, Bar do Junior, Taberna Baltazar, Bar do Careca e Bar do Cacá foram escolhidos a partir de categorias definidas no mapeamento oficial do projeto e vão receber atividades que dialogam com diferentes áreas criativas — como música, arquitetura e design.
. Segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, a proposta é valorizar os bares como espaços que representam a essência da hospitalidade belo-horizontina. “Os bares de Belo Horizonte são muito mais do que espaços de convivência, eles são parte viva da nossa identidade cultural. Com essa experiência, queremos evidenciar essa riqueza criativa que transborda dos balcões para a música, o design, a arquitetura e tantas outras formas de expressão. Cada bar é uma síntese de saberes e histórias que ajudam a contar o que é ser belo-horizontino: acolher, compartilhar e celebrar a vida com autenticidade”, afirma.
. Durante a semana, o público poderá conhecer a história de cada estabelecimento, degustar pratos tradicionais e acompanhar apresentações artísticas e culturais. As atividades são gratuitas, mas com ingressos limitados, disponíveis neste link.
. A iniciativa reforça a transversalidade cultural defendida pela Unesco nas Cidades Criativas, valorizando não apenas a gastronomia, mas também outros segmentos que compõem o ecossistema criativo da capital mineira.
. Programação
Segunda-feira (27)
- Mercearia Pérola do Atlântico – 16h às 17h20
- Bar e Leiteria Casa Branca – 17h30 às 19h
Terça-feira (28)
- Bar do Junior – 18h às 20h
Quarta-feira (29)
- Taberna Baltazar – 19h às 21h
Quinta-feira (30)
- Bar do Careca – 17h às 19h
Sexta-feira (31)
- Bar do Cacá – 17h às 19h