Revista Encontro

Novidade

Bistrô D'Artagnan reinventa degustação de vinhos com rótulos especiais

Casa lança projeto com seleção de vinhos especiais e consagrados, incluindo espumantes, vendidos também por taça

Lilian Monteiro
Ana Paula Santana, sommelier do D'Artagnan, destaca que o bistrô oferece em taça uma seleção de vinhos especiais - Foto: Pádua de Carvalho
Sabe aquela ideia dos melhores perfumes em pequenos frascos? Adapte-a. E descubra a melhor seleção de vinhos consagrados em doses menores, apreciados em taças. Esta é proposta do projeto lançado pelo D’Artagnan Bistrô, em dezembro de 2025 e ainda em vigor, que oferece aos clientes uma seleção de taças diferenciadas, com vinhos especiais. A ideia é permitir a experiência de rótulos consagrados — incluindo champanhes e vinhos de maior prestígio — servidos em taça, ampliando o acesso a esses vinhos e enriquecendo a vivência na casa.
.
 
“A ideia surgiu a quatro mãos. Eu já estava em negociação com a importadora Mistral para trabalharmos rótulos especiais em taça utilizando o sistema Coravin (um dispositivo de preservação de vinhos que permite servir taças sem remover a rolha). Ao mesmo tempo, a Marise, proprietária do D’Artagnan, estava em viagem a Londres e teve contato, em um restaurante, com o Coravin específico para espumantes”, revela a sommelière Ana Paula Santana, eleita Sommelier do Ano no Encontro Gastrô BH 2025 e a primeira mulher a ocupar o posto no restaurante em mais de duas décadas, sobre os bastidores da nova experiência no D’Artagnan. 
.
 
Ana Paula Santana conta ainda que em Londres, a chef Marise Rache experimentou uma taça de Champagne Ruinart — marca da qual o D’Artagnan é embaixador no Brasil — servida exatamente nesse formato. “Ao retornar, ela trouxe o Coravin para espumantes, enquanto avançávamos aqui com o Coravin para vinhos tranquilos.A partir dessa convergência, nasceu o projeto: oferecer taças de vinhos e champanhes consagrados com total segurança, preservação e qualidade”. 
.
 
O uso do Coravin, que utiliza uma agulha fina para extração da bebida, explica a sommelier, garante durabilidade, confiança no produto e a certeza de que o vinho é servido sempre em seu melhor momento.
.
 
Seleção criteriosa
 
Atualmente, Ana Paula destaca que o bistrô oferece em taça uma seleção de vinhos realmente especiais. Entre os destaques está a consagrada Champagne Ruinart, que reforça a identidade do D’Artagnan como embaixador da marca no Brasil.
.
 
“Da França, apresentamos também o Chablis Coutot-Michelin, um vinho que expressa com muita precisão o terroir da região. Da Itália, a carta inclui grandes nomes, como o Vistamare, de Angelo Gaja, um vinho elegante e contemporâneo, além do Barolo Brunato, da Villa Antinori, que representa a tradição e a potência dos grandes tintos do Piemonte”, diz.
.
 
Outro rótulo de destaque, conforme a sommelière, é o Braccale, da Biondi-Santi, produtor icônico da Toscana e referência mundial em vinhos de longa guarda. Na linha dos rosés, há ainda o Charlatán, da região de Cigales, um vinho que surpreende pela estrutura e personalidade. “Completam a seleção o Promis e o Maria Maria Gran Reserva, este último um vinho mineiro que expressa o nosso terroir e reforça a valorização da produção nacional”, ressalta Ana Paula.
.
 

Prazo para degustar

Ana Paula afirma que o projeto não tem data para acabar. A proposta é que essas taças funcionem como sugestões especiais dentro da carta. Ela diz que, periodicamente, os rótulos serão renovados, justamente para criar essa rotatividade e oferecer ao cliente a oportunidade de provar diferentes vinhos, incluindo nomes consagrados.
.
 
“A carta de vinhos do D’Artagnan está em constante construção. Estamos sempre abertos a novos rótulos e novas experiências, com muita vontade de continuar trabalhando e inovando. A ideia é seguir surpreendendo o cliente, então podem aguardar: sempre teremos novidades”, afirma.
.
 
Cardápio harmonizado 
 
A sommelière enfatiza que a seleção de vinhos foi pensada exatamente para harmonizar com o cardápio do D’Artagnan. Cada taça dialoga com pratos clássicos da casa. “O rosé de Cigales, por exemplo, harmoniza perfeitamente com um dos carros-chefe do bistrô, o camarão com requeijão. Já o Barolo é uma excelente escolha para acompanhar as costeletas de cordeiro, realçando a estrutura e os sabores do prato. Para quem opta pelo escalope de filé ao poivre, outro clássico do nosso cardápio, o Braccale se encaixa de forma impecável, criando uma harmonização elegante e equilibrada”, destaca.
.
 
Ana Paula ensina que a Champagne Ruinart também aparece em taça como uma sugestão especial para acompanhar o caviar presente, atualmente, no cardápio do bistrô, uma combinação clássica e sofisticada. “A proposta é unir vinho e gastronomia de forma natural, valorizando tanto a taça quanto o prato”, define a sommelière.
.
 
O Bistrô
 
Entre ecos da nobreza francesa e o afeto da cozinha mineira, o D’Artagnan Bistrô construiu sua própria história à mesa. Inspirado no lendário Charles de Batz-Castelmore, o conde de Artagnan — capitão dos Mosqueteiros da Guarda do rei Luís XIV — e temperado pelas memórias afetivas de uma família que cultiva acolhimento, tradição e sabor, o restaurante nasceu há 20 anos no bairro de Lourdes, um dos mais charmosos de Belo Horizonte. 
.
 
Marise Rache, chef do D%u2019Artagnan Bistrô - Foto: Rochelle Vaz/Divulgação Idealizado pelas irmãs Marise (chef) e Denise Rache (gerente geral), traduz as viagens dos pais, o casal Lygia e Dartagnan (que também inspirou o nome da casa), em um menu contemporâneo com influência da culinária francesa, italiana, mineira e por aí vai. 
 
Se tudo começou inspirado pelas experiências de Lygia e Dartagnan, que viajavam mundo afora, sempre jantando em bons restaurantes e, em casa, reproduziam os melhores pratos para as cinco filhas, hoje o D’Artagnan festeja décadas e celebra a inovação constante, sem perder o frescor. A casa segue se reinventando.
 
SERVIÇO
Local: D’Artagnan Bistrô
Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 593, Lourdes, Belo Horizonte 
Reserva: (31) 3295-7878 e (31) 99999-0621
Instagram: https://www.instagram.com/dartagnanbistro/

.