Revista Encontro

Itália

Torre de Pisa 'desentorta' 4 cm

Trabalho de correção da inclinação dura 17 anos

João Paulo Martins
- Foto: Pixabay

Após 17 anos de intensos trabalhos, engenheiros conseguiram desfazer quatro cm da famosa inclinação da Torre de Pisa, que fica na Piazza del Duomo, na cidade de Pisa, na Itália. Após as obras de intervenção, os técnicos garantem que o monumento histórico está salvo. "A Torre de Pisa está estável", diz trecho do documento divulgado pela equipe e que foi citado pelo jornal poruguês Diário de Notícias.

O anúncio da recuperação de parte da inclinação da torre foi feita na última quarta, dia 21 de novembro. O grupo de especialistas foi criado há 17 anos para monitorizar o processo de "desentortar" o monumento italiano que tem 57 m de altura.

Segundo o professor Salvatore Settis, da Universidade de Pisa Nunziante Squeglia, da Itália, o trabalho de quase 20 anos representa uma correção equivalente a 200 anos na história da torre. "O que mais importa é a estabilidade da torre do sino, que está melhor do que imaginávamos", comenta o engenheiro em entrevista à rede de TV britânica BBC.

Vale lembrar que a Torre de Pisa foi fechada ao público pela primeira vez na história em janeiro de 1990 e ficou 11 anos sem receber os turistas devido ao risco de desmoronamento. Para quem não sabe, nessa época, a estrutura tinha uma inclinação que chegava a 4,5 m na vertical.

Até agora, as intervenções no ponto turístico da Itália ajudaram a "desentortar" a torre em 45 cm ao custo de R$ 980 milhões.

A Torre de Pisa foi construída em 1174 pelo arquiteto italiano Bonanno Pisano, que costumava misturar elementos bizantinos e clássicos em suas criações. A edificação representava um símbolo de poder da república marítima de Pisa durante a Idade Média. A inclinação surgiu logo durante as obras..