Revista Encontro

Mais seguro

PBH muda acesso ao agendamento gratuito de castração de cães e gatos

A partir desta segunda-feira (6) é preciso fazer login com conta gov.br para marcar o procedimento nos centros de esterilização da Prefeitura

Da redação (com informações da PBH)
O serviço é gratuito e destinado a moradores de Belo Horizonte - Foto: Divulgação/PBH
A partir desta segunda-feira (6), o sistema da Prefeitura de Belo Horizonte para agendamento gratuito de castração de cães e gatos passou a exigir autenticação pelo gov.br, plataforma do governo federal.

A mudança vale apenas para o acesso — o serviço continua sendo oferecido pelo site da PBH — e tem como objetivo aumentar a segurança e a organização dos serviços digitais do município.
.

Para realizar o agendamento, o tutor deve acessar o sistema municipal, clicar em “Entrar com gov.br”, informar o CPF e digitar a senha cadastrada na conta. Quem ainda não possui cadastro pode criar o perfil diretamente no site do gov.br, utilizando o número do CPF.
.

Com a nova regra, as senhas antigas da plataforma da Prefeitura deixam de valer. A partir de agora, o login deve ser feito exclusivamente com CPF e senha do gov.br.

O serviço é gratuito e destinado a moradores de Belo Horizonte. Podem ser castrados cães e gatos com idade entre 4 meses e 8 anos. No caso dos gatos filhotes, o peso mínimo exigido é de 1,5 kg. Antes da cirurgia, todos os animais passam por avaliação veterinária.

O agendamento continua sendo feito somente pelo site da Prefeitura, e o procedimento é realizado em um dos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos ou no Centro de Controle de Zoonoses.

Mais informações estão disponíveis no portal oficial da PBH.

.